O blog do CEPED


Blog do CEPED

O blog do CEPED foi construído pela aluna GIULIANA DE ALMEIDA CAMPOS GUIMARÃES estudante do curso de Pedagogia e a professora ELIANE MONKEN responsável pelo laboratório. Ele tem como objetivo oferecer ao aluno mais um espaço de interação e compartilhamento das práticas pedagógicas realizadas no processo formativo.
Para participar e acompanhar basta entrar na internet e digitar o endereço: cepednewtonpaiva.blogspot.com.br e cumprir com o regulamento a seguir:
Ao acessar e participar deste blog, o usuário concorda e se compromete em não registrar ou disseminar, de maneira alguma, comentários e ideias de natureza ofensiva, obscena, difamatória, ilegal, ameaçadora, abusiva ou depreciativa, podendo a Newton Paiva moderar ou descartar aqueles que violem essas determinações.
A instituição poderá também, a seu próprio critério, monitorar quaisquer endereços eletrônicos divulgados nos comentários, com o objetivo de controlar, fiscalizar e aferir seu teor.
Os comentários e opiniões dos usuários expressam pontos de vista exclusivamente pessoais, e, portanto, nenhuma responsabilidade sobre esses deverá ser associada ou
transferida a Newton Paiva.
O usuário concorda em não copiar ou distribuir posts ou qualquer outra informação contida neste blog, sem a expressa permissão do titular ou autor deste direito, bem como em não infringir patentes, marcas registradas ou outro direito de qualquer pessoa.
Além da professora responsável pelo blog participam de sua gestão duas alunas por semestre. Nesse semestre: JULIANA DE DEUS e CÁSSIA

3 comentários:

  1. Aluna: Luciana Rose Barbosa Maia RA: 11113192
    Para Compartilhar!!!

    Especial Brincadeiras Regionais | SUDESTE
    Giz, pano e mãos à obra em Minas Gerais
    Elisa Meirelles (elisa.meirelles@fvc.org.br)

    Quem não se lembra de desenhar uma amarelinha no chão? Diversões como essa correm o risco de ser esquecidas. Mas há instituições empenhadas em resgatá-las, como NOVA ESCOLA pôde comprovar em Minas Gerais.

    Na capital, o Museu dos Brinquedos convida as crianças a conhecer bonecas e outros objetos antigos. Em seguida, elas vão para o pátio experimentar brincadeiras de rua. "A ideia é mostrar a elas a importância dessas práticas", explica Nayara Aline de Souza, coordenadora de atendimento do Museu.

    Em Curvelo, a 165 quilômetros de Belo Horizonte. Lá está o projeto Ser Criança, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). "Começamos as tardes com uma grande roda, em que as crianças podem opinar", explica a coordenadora Onésima Mourthé. Muitas vezes, alguém traz uma novidade e a ensina aos demais. Foi o caso da briga de galo. Hoje, todos conhecem as regras de cor. De lá, você também pode conhecer a clássica disputa de pedra, papel e tesoura.

    Consulte as brincadeiras de Minas Gerais:

    Barra-manteiga. Brincadeira de mãos
    Amarelinha em caracol. Para pular
    Briga de galo. Jogo de adivinhação
    Pedra, papel e tesoura. Brincadeira de mãos
    Aqui tem todas as brincadeiras, em ordem alfabética!
    Amarelinha em caracol
    Balança Caixão
    Barra- manteiga
    Boca de forno
    Boi de Mamão
    Bolinha de gude
    Briga de Galo
    Caí no poço
    Caiu na rede é peixe
    Carrinho de Lomba
    Chocolate Inglês
    Cinco Marias
    Coelho sai da toca
    Corre Cutia
    Curupira
    Dom Frederico
    Elástico
    Esconde- esconde
    Eu vi as três meninas
    Galinha, pintinho e raposa
    Laranjas maduras
    Mãe da Rua
    Paredão
    Passa-anel
    Passarás
    Pedra, papel e tesoura
    Perna de Pau
    Peteca
    Pião
    Pipa
    Pular corda
    Quatro Cantos
    Queimada
    Rio Vermelho
    Roubo da melancia
    Sete pecados
    Taco
    Trem maluco
    Tucuxi
    Vivo Morto

    Uma reportagem rica e que nos lembra a nossa doce infância.
    Compartilho a todos alunos da Pedagogia/2013.

    Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/giz-pano-maos-obra-minas-gerais-685595.shtml

    ResponderExcluir
  2. Brincadeiras antigas realmente são fascinantes... Temos que valorizar aquilo que está perdido estas brincadeiras tão ricas e puras deixada por nossos bisa-vos e tataravós alguns avós moderninhos nem tiveram o privilegio de conhecer todas as brincadeiras. Hoje com a facilidade dos brinquedos eletrônicos e jogos estas riquezas ficaram esquecidas. Nós educadores temos que tentar resgatar este tesouro perdido!
    Gostei muito da dica Parabéns!
    Vânia RA: 11021797

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira sempre são bem vindas. Amei essa reportagem quando há vi , não só as de minas , mas também acompanhei as de outas regiões e até ensinamos para os nossos alunos. Trabalhamos com no projeto institucional do colégio : "Aqui se brinca assim" , os alunos gostaram de mais e os pais também.
    Miriam Batista -
    RA 11120550

    ResponderExcluir