quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Publicações

Neste espaço serão postadas publicações dos professores e alunos interessados

Um comentário:

  1. O que é AI?
    Entende-se por Avaliação Institucional , aquela em que o processo de avaliação é inserida em escolas públicas e privadas para avaliar , estas instituições com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. A educação brasileira não dispunha de uma metodologia que nos permitisse avaliar , de forma sistemática , a qualidade das ações dos educadores e da escola. ( Falcãop.313) Nos últimos anos instituições educacionais públicas e privadas lançaram-se de uma busca de métodos e técnicas que as ajudassem a melhorar a qualidade da educação brasileira em todos os níveis e modalidades. Foram criadas diversas instâncias de avaliação da educação , abrangendo diversos níveis de ensino , entre elas estão : SAEB – Sistema de avaliação da Educação Básica , tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino , fornecendo informações sobre a qualidade, a eqüidade , e a eficiência da educação nacional , de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras . Temos também o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é um exame anual destinados aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o ensino médio. O artigo9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que compete a União autorizar , reconhecer , credenciar , supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior. O Exame Nacional de Cursos , também conhecido como Provão , é um dos componentes da avaliação dos cursos superiores de graduação . O Provão é um exame obrigatório para os estudantes de ensino superior que estejam cursando o último ano letivo. Não existe apenas uma única metodologia capaz de medir e garantir a qualidade de ensino da aprendizagem e da gestão possível de ser utilizada em qualquer tipo de escola. Ao analisar o processo de mudança deve-se estudar como se pretende investigar o que caracteriza um processo de avaliação institucional na espectativa de que permita a reformulação de princípios administrativos / pedagógicos e que produza mecanismos para a efetivação de uma avaliação democrática . Segundo Edsom Machado de Souza , avaliar significa comparar , contrastar uma situação real com algum paradigma , ideal , utópico ou também real mas que se verifique em outro contexto. Sempre será necessário ter algum padrão de referência - o paradigma- em relação ao qual o sujeito da avaliação será comparado . Para que se tenha uma formulação ou implementação de políticas públicas é necessário que se siga os seguintes passos :a) Avaliação de diagnóstico ( contínua e permanente – identificação da necessidade de mudança );b) Formulação de objetivos e metas ;c) Decisão política;d) Reformulação. Segundo Robert Lassance, a avaliação institucional torna-se valiosa , quando compreendida como dimensão do processo de desenvolvimento de uma universidade comprometida com a sociedade .
    Ads by Google

    ResponderExcluir