SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
V FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
MANUAL OPERACIONAL
|
INTRODUÇÃO:
O "V Fórum de Educação Integral", a realizar-se no período de 13 a 17 de junho de 2012, sob a coordenação da Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, tem por finalidade:
● Possibilitar a estudantes, famílias, agentes culturais, oficineiros, estagiários e profissionais da educação um rico momento de troca das ações e projetos de Educação Integral da cidade de Belo Horizonte e dos municípios da Região Metropolitana de BH que compõem o Comitê Metropolitano do Programa Escola Aberta: Betim, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Juatuba, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano;
● Mostrar aos cidadãos de Belo Horizonte as ações e projetos realizados pela Educação Municipal de Belo Horizonte: Cidade Educadora;
● Ocupar as ruas, praças e parques da cidade de Belo Horizonte, reconhecendo-os por espaços educativos e trilhas pedagógicas.
O V Fórum de Educação Integral quer alertar os belorizontinos de que a cidade de Belo Horizonte é uma grande sala de aula.
Este ano, integrando a agenda oficial do Congresso Internacional do ICLEI, o V Fórum de Educação Integral traz como tema a Sustentabilidade.
O CONGRESSO INTERNACIONAL DO ICLEI (Conselho Internacional dos Governos Locais pela Sustentabilidade) será sediado pela primeira vez na América Latina, acontecendo na cidade de Belo Horizonte no período de 14 a 18 de junho de 2012.
Sendo uma associação democrática e internacional, o ICLEI reúne governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais, objetivando assegurar um compromisso vinculado ao desenvolvimento sustentável. Lançado em 1990, tendo como sede as Nações Unidas, o conselho agia em prol de iniciativas ambientais locais. Atualmente, atua com mais de 1100 contribuintes, dos quais se enquadram cidades, municípios e associações, com o objetivo de proporcionar instrumentos necessários para o desenvolvimento sustentável. O Congresso Mundial acontece a cada três anos, e a cidade de Belo Horizonte foi a escolhida entre outras 35 importantes cidades de todo o mundo para residi-lo. A escolha corrobora o atual momento no qual o Brasil se encontra, devido ao evento Rio + 20, e os avanços da capital mineira na implantação de políticas voltadas para à sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO DO V FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
- Abertura do V Fórum de Educação Integral
|
13/06 (quarta-feira)
|
- Seminário de Educação Integral
|
14/06 (quinta-feira)
|
- Cortejo pela Educação Integral
|
15/06 (sexta-feira)
|
- XVII Mostra Horizontes da Cidadania
|
15/06 (sexta-feira)
|
- Formação dos Agentes dos Programas Escola Aberta e Escola Integrada
|
16/06 (sábado)
|
- Festival Metropolitano dos Programas Escola Aberta e Integrada
|
17/06 (domingo)
|
Abertura do V Fórum de Educação Integral
|
Data: 13 de junho (quarta-feira)
Local: a ser definido
Horário: 19h00 às 22h00
Público esperado: 200
Seminário "Educação Integral e Sustentabilidade"
|
Seminário "Educação Integral e Sustentabilidade"
Data: 14 de junho (quinta-feira)
Local: a ser definido
Horário: 8h às 18h
Público Esperado: 350 pessoas
8:00 – Inscrição e credenciamento
Coffee Break
9:00 - Rodas de Conversa com educadores convidados a partilhar ideias e experiências sobre temas relacionados à Educação Integral.
12:00 – Espaço Pôster – Exposição e apresentação de pôsteres de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes universitários e pelas escolas do Programa Escola Integrada.
14:00 – Mesa Redonda: "Educação Integral e Sustentabilidade
17:30 – Coffe Break
IMPORTANTE:
O convite é extensivo a todos os educadores da escola, incluindo direção e coordenação –quanto mais pessoas se envolverem neste debate, mais rica será a discussão.
Não é necessário fazer inscrição prévia para participação no seminário.
As inscrições para pôster devem ser encaminhadas para o e-mail madalena.godoy@pbh.gov.br, com o assunto "INSCRIÇÃO DE PÔSTER", até o dia 06/06/12, e deverá conter um resumo do projeto. Os pôsteres deverão ter o formato 0,80mx1,00m, e a confecção é de responsabilidade da escola ou do estudante universitário.
Todos os participantes receberão certificado de participação no seminário.
Contato para esclarecimentos: Madalena ou Neuza – 3277 8727/8709
Cortejo pela Educação Integral
|
Data: 15 de junho (sexta-feira)
Locais: Concentração e partida da Praça da Liberdade, da Praça da Estação e da Praça Afonso Arinos com destino ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Horário: 8h00 às 10h00
Público esperado: 1.250 (um mil e duzentas pessoas, sendo 1.175 crianças e adolescentes)
O Cortejo será realizado pelas ruas do centro da cidade envolvendo cerca de 1.100 pessoas, dentre elas: estudantes das escolas municipais, educadores, gestores municipais, servidores, parceiros da PBH e de outras instituições, gestores e participantes do Programa Escola Aberta de BH e dos demais municípios que compõem o Comitê Metropolitano.
Abrindo o segundo dia do Fórum de Educação Integral, o Cortejo conta com o envolvimento de participantes dos Programas Escola Integrada e Escola Aberta. Haverá 3 pontos de concentração e de partida, conforme detalhamento abaixo:
Ponto 1: Praça da Liberdade
Os participantes se deslocarão da Praça da Liberdade, seguindo pela Av. João Pinheiro, com uma parada rápida na Praça Afonso Arinos, onde estarão concentrados os participantes do grupo 2. Juntos, ambos descerão pela Avenida Álvares Cabral com destino ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde se integrarão à XVII Mostra Horizontes da Cidadania.
A entrada no Parque será feita pela portaria principal da Av. Afonso Pena.
Horários:
- Concentração: 8h
- Saída: 9h15
Participantes:
- Estudantes das escolas: 492
- Estudantes das ONGs: 25
- Professores/monitores das escolas: mínimo 36 (3 por escola)
- Coordenadores/educadores das ONGs: 2
- Coordenadores/SMED: 6
Total: 561 pessoas
Quantidade de ônibus que chegarão a esse local: 13
Regionais que se concentrarão nesta praça: Centro-sul, Leste, Noroeste e Oeste.
Infra-estrutura:
Para este local haverão:
● 3 banheiros químicos, sendo 1 masculino, 1 feminino e 1 para deficientes físicos;
● Instalação de 1 barraca para a distribuição de água e de apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário