terça-feira, 12 de junho de 2012

Dicas da aluna Ana Paula de Castro Procópio

Dicas para melhorar o aprendizado dos filhos
http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/educacao/dicas-melhorar-aprendizado-seu-filho-684862.shtml

Como lidar com crianças que gostam de chamar a atenção
http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/comportamento/como-lidar-criancas-gostam-chamar-atencao-687068.shtml
Aplicando jogos matemáticos em sala de aula
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aplicando-jogos-matematicos-sala-aula.htm

Jogos para trabalhar a matemática
Jogo da adição e subtração
Objetivo:
Trabalhar o cálculo mental, concentração, raciocínio lógico-matemático.
Possibilitar a interação.
Estabelecer relação entre a adição e a subtração.
Garantir momentos nos quais os alunos ajustem suas hipóteses, na
leitura dos numerais.
Como jogar:
Cada dupla recebe uma cartela com os resultados (adição e
subtração).Conforme a professora vai falando a operação (2+2, 3+5
etc.) cada dupla faz o cálculo mentalmente, caso tenha o resultado em
sua cartela, coloca um feijãozinho em cima. Ganha quem completar a
cartela primeiro. Em um segundo momento faz-se uma rodada com a
subtração.
Variação;
A princípio forma-se duplas ou trios, quando as crianças já estiverem
familiarizadas com o jogo, pode-se desafiá-las com uma cartela para
cada um.

BOLICHE

ESCRITA E CONTAGEM

COLOCAM OS PINOS(BOLICHES) EM UM LOCAL APROPIADO COMO PISTA, ONDE CADA
CRIANÇA JOGA A BOLA E ANOTA QUANTOS PINO (BOLICHES) CONSEGUE DERRUBAR.
PARA ISSO USA SE UMA CARTOLINA EM FORMA DE TABELA PARA QUE CADA
CRIANÇA ESCRVA SEU NOME E OS NUMEROS EQUVALENTE A CADA BOLICHE
DERRUBADO.
EX: BOLICHE

NOME
NUMEROS
GUSTAVO
2
ANDRESSA
4

PODE TAMBÉM DEIXAR QUE AS CRIANÇAS ALÉM DE COLOCAR OS NUMEROS TAMBÉM
DESENHE A QUANTIDADE DE BOLICHE QUE O MESMO PONTUOU.

Jogo da cobra (jogo de tabuleiro)
Objetivo: explorar as idéias da adição e as diferentes formas de
compor a mesma quantidade.
Como jogar: É necessário um tabuleiro para cada um com o desenho de
uma cobra com casas numeradas começando pelo número 2 até o 12 e a
casa sete deve ficar sem número, dois dados para grupo de jogadores
(4) e lápis de cor.
Cada jogador, na sua vez joga os dois dados e soma as quantidades
obtidas. Esse resultado deverá ser pintado no seu tabuleiro.
Se ao jogar os dados, o jogador obtiver um resultado que já tenha sido
pintado em seu tabuleiro, deverá passar a vez ao próximo jogador.
Toda a vez que o jogador tirar a quantidade 7 nos dados, deverá
desenhar uma cobra na casa em branco, no lugar do sete.
Ganhará o jogo quem pintar primeiro todas as partes da cobra e tiver
desenhado, no mínimo, 2 cobras o lugar do 7.
Variação: jogar os dados somar as quantidades obtidas e circular o
número par só quando obtiverem um número par.

Jogo dos dados
Objetivo(s):
Realizar a contagem numérica;
Estabelecer procedimentos simples do campo aditivo;
Comparar quantidades; e
Desenvolver maior competência no cálculo mental.
Como jogar:
Grupo de quatro crianças. Cada grupo tem dois dados para serem
lançados nas rodadas. São 10 rodadas. A ordem dos jogadores lançarem
os dados é definida à sorte. Os nomes são registrados na 'tabela dos
jogadores' A cada lance dos dados se soma os pontos. Os jogadores
registram a soma de cada jogador em uma folha de jogadas para
analisarem o resultado final depois do lance do último jogador. Ganha
a rodada, o jogador que obtiver a maior soma nos lances. O vencedor da
jogada registra um traço para cada vitória em frente ao seu nome
escrito na 'tabela dos jogadores'. O vencedor do JOGO DOS DADOS será
quem acumular mais traços na 'tabela dos jogadores'. Eventuais empates
serão resolvidos com lance extra entre as partes, ganha quem obtiver a
soma maior.
Variação:
Realiza a mesma tarefa desenvolvendo a ideia do menor número tirado em
cada rodada. Nesse caso, ganha a rodada, o jogador que obter a soma
menor nos lances.
Jogo dos pratinhos
Uma bandeja no centro da mesa e um prato de papelão para cada criança.
Coloque na bandeja trinta tampinhas e um dado tradicional. Cada
criança jogará o dado na sua vez e retirará da bandeja tantas
tampinhas quantas indicar o dado.
Ganha o jogo quem primeiro conseguir esvaziar a bandeja.
Objetivo : propor situações de contagem e reconhecer a quantidade
através da contagem termo a termo.
P.S ; Este jogo pode ser realizado com dois dados e pode ser aumentada
a quantidade de tampinhas.
Blocos Lógicos
OBJETIVOS: Desenvolver e aprimorar os conceitos de comparação,
classificação e agrupamento.
COMO JOGAR: Antes que jogar esse jogo é preciso que os alunos já tenha
tido contato com os Blocos Lógicos, já tenham tido a oportunidade de
manusear as peças e observar as suas características. Caso esse
primeiro contato ainda não tenha ocorrido é necessário proporcioná-lo
antes de propor esse jogo. Cada grupo de 4 crianças recebe uma caixa
com os blocos lógicos. Cada membro do grupo escolhe uma quantidade de
peças aleatoriamente e tira-se impar ou par entre os membros do grupo
para saber quem deve começar o jogo. A criança começa o jogo colocando
uma peça na mesa. As outras crianças devem colocar também uma peça
junto aquela já disposta, sendo que esta peça tenha uma característica
em comum com a primeira, formando uma fileira de peças interligadas
por uma característica igual como um dominó, por exemplo, a peça
inicial é um triângulo, azul, fino e pequeno, a segunda criança a
dispor a peça pode colocar um triângulo, ou qualquer peça pequena,
fina ou azul e estará certo,pois terá uma característica em comum com
a primeira peça. Caso a criança não tenha uma peça para encaixar passa
a vez. Ganha o jogo quem primeiro encaixar todas as peças que possui
ou quem ficar com menos peças.
VARIAÇÃO: com o passar do tempo pode-se pedir para as crianças
encaixarem peças com duas características em comum ou até três. Outra
possibilidade e agrupar pelas diferenças, uma peça deve ser totalmente
diferente da outra.
Bingo
OBJETIVOS - Leitura e escrita dos números;
- Reconhecer os números;
- Aprender brincando.
COMO JOGAR - Os alunos a princípio receberão cartelas com alguns
números. Um aluno será o ¨contador¨dos números sorteados.Os
participantes terão de prestar atenção nos números sorteados e marcar
se houver este na sua cartela. Vence o jogo quem marcar todos os
números de sua cartela. Pode participar toda a classe.
VARIAÇÃO- Variar intervalo;
- As crianças criam sua própria cartela;
- Rodízio de cantador.

Jogo especial de dados

Objetivos:
• Escrever números dentro de um intervalo previamente definido
utilizando os conhecimentos que possuem sobre o sistema de numeração.
• Estabelecer relações entre números: maior que, menor que e entre os
próprios números.

Como jogar:
• Oriente a confecção do material do jogo (dados) pelos alunos, pois
esta etapa também faz parte do estudo dos números. Seguindo o modelo,
cada grupo deve construir dois dados numéricos e dois dados com
informações numéricas.
• Prontos os dados, explique a regra do jogo: quando for sua vez, o
aluno joga os dados numéricos e produz um número formado com os
algarismos sorteados. Decide qual é o número e anota no papel sulfite.
Em seguida, joga o dado com informações numéricas e verifica se o
número que formou apresenta as características sorteadas. Se tiver
formado um número que esteja dentro das características sorteadas, o
jogador faz 10 pontos. Caso contrário, não fará ponto algum. O jogo
termina quando um dos participantes totalizar 10 pontos.

Variação:
Jogar com 3 dados e mudar as informações numéricas.

Árvore Pedagógica
Objetivos:
- Reconhecer cores;
- Identificar quantidades;
- Ter noção de adicionar e retirar.
Materiais: Jogo de tabuleiro da árvore, pinos coloridos, dados.
Modo de jogar:
- Joga- se o dado, a partir da quantidade ou cor sorteada coloca-se o pino.
- Vence quem colocar mais pinos na árvore.
Variação:
- Para crianças até 5 anos: Usa-se somente o dado com as cores. a
criança joga o dado, a cor que cair, a criança que tem esta cor coloca
um pino.
- Para crianças de 5 a 7 anos: usa-se dois dados, o das cores e o com
quantidades. Joga-se os dois ao mesmo tempo, a criança que tem a cor
sorteada, coloca a quantidade descriminada no dado.
- Para crianças maiores de 7 anos: usa-se três dados, um com cores, um
com quantidades e um com sinais "+" e "-". Joga-se os três dados ao
mesmo tempo, a criança que tiver a cor sorteada, observa a quantidade
e adiciona (+) ou subtrai (-) a quantidade de acordo com os dados.

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