COMUNIDADE VIVA: EU SOU DAQUI
"Uma cidade é construída por diferentes tipos de homens;
pessoas iguais não podem fazê-la existir."
Aristóteles, Política
APRESENTAÇÃO
O II Festival Escola Integrada de Minicurtas-BH é uma realização da
Secretaria de Educação de Belo Horizonte/Programa Escola Integrada que
visa promover a criação audiovisual por alunos do ensino fundamental
das escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte,
participantes do Programa Escola Integrada.
Os alunos, junto aos agentes culturais e bolsistas, discutirão sobre
o tema "Comunidade Viva: eu sou daqui" e produzirão vídeos de
aproximadamente um minuto; os vídeos poderão participar de mostras
realizadas em espaços diversos: virtual, escolar, cultural, entre
outros.
O II FEIMC-BH quer revelar e estimular novos talentos do audiovisual
ao incentivar o protagonismo infanto-juvenil, possibilitando a
vivência do processo democrático, mediante a participação dos
estudantes nas atividades da escola e da comunidade em que vivem,
utilizando as ferramentas midiáticas de forma consciente e produtiva.
OBJETIVOS
Potencializar o protagonismo infanto-juvenil na produção audiovisual;
Promover o uso pedagógico de mídias, facilmente manipuladas pelos
jovens: celulares, câmeras digitais, Mp4 entre outras;
Revelar e estimular novos talentos muitas vezes desconhecidos pela
falta de oportunidade;
Discutir práticas de produção audiovisual no ambiente educacional;
Promover o intercâmbio entre escolas e comunidades através das mídias
produzidas pelos alunos do Programa Escola Integrada.
PÚBLICO-ALVO
O II FEIMC-BH destina-se a alunos do ensino fundamental das escolas da
Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, participantes do Programa
Escola Integrada.
DESENVOLVIMENTO
Produção dos filmes;
Inscrições;
Mostra dos filmes inscritos e selecionados;
Classificação dos 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, pelo júri técnico;
Votação popular;
Divulgação do resultado;
Mostra dos filmes classificados pelo júri técnico e popular.
INSCRIÇÃO
O período de inscrição será de 10 a 14 de setembro de 2012.
Para a inscrição, os participantes deverão enviar um envelope contendo:
o formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado pelo
professor comunitário e pelo agente cultural ou bolsista responsável
(anexo I e disponível também nos seguintes endereços:
http://tiny.cc/integrada e http://educom-arte.tk);
uma cópia do filme com duração de aproximadamente 1 min. em CD de dados.
Para:
Programa Escola Integrada/Educomunicação e Arte
rua Carangola 288 – salas 418 e 420 – Santo Antônio, Belo Horizonte/MG
Só serão aceitas as inscrições entregues e protocoladas no local acima citado.
As escolas poderão inscrever um filme em cada categoria (animação,
documentário ou ficção), mas serão classificadas em apenas uma
categoria.
Só serão aceitas as inscrições de minicurtas produzidos por alunos do
Programa Escola Integrada da Rede Municipal de Ensino de Belo
Horizonte.
Não será cobrada taxa de inscrição.
CATEGORIAS
Os filmes deverão ser produzidos e inscritos por categoria conforme
descrito abaixo:
Animação – filme produzido, utilizando-se as seguintes técnicas:
stop-motion, flash, quadro a quadro e técnica mista.
Documentário – filme produzido, utilizando-se a realidade como base
para reflexão de um determinado tema. Não se caracteriza
predominantemente como noticioso, didático ou publicitário.
Ficção – filme produzido a partir da criatividade, podendo ter como
pano de fundo a realidade ou não.
SELEÇÃO
O II FEIMC-BH 2012 terá duas etapas seletivas:
Seleção e classificação do júri técnico:
Essa etapa constará da seleção dos filmes que será feita por uma
comissão, nomeada pela coordenação do evento, denominada júri técnico,
constituído por especialistas na área que serão responsáveis por uma
das categoria: animação, documentário ou ficção. Serão considerados
os seguintes aspectos: roteiro, criatividade, trilha original,
fotografia, figurino e atuação.
Os filmes inscritos, serão analisados e classificados (1º, 2º, 3º
lugar, por categoria).
Votação popular:
Além da seleção feita pelo júri técnico, os filmes também passarão por
uma avaliação popular através de votação feita pela internet.
Os filmes selecionados serão publicados, por categoria, on-line no
endereço: http://educom-arte.tk/ para a votação popular no período de
24 de setembro a 19 de outubro de 2012.
Cada internauta poderá votar somente em um filme por categoria.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Mostra dos filmes classificados pelo júri técnico e popular na
internet, nas escolas, nos centros culturais, entre outros.
ORIENTAÇÕES
A inscrição dos filmes supõe a aceitação das seguintes bases:
1. Poderão ser inscritas, entre 10 a 14 de setembro de 2012, obras
audiovisuais com duração de 45'' a 1'30.
2. O número de participantes, por filme, deverá ser de até no máximo 25 alunos.
3. Os vídeos deverão ser produzidos por câmeras de celulares, câmeras
fotográficas digitais, Mp-4-5.
4. Os vídeos podem ou não ser editados. Caso sejam utilizadas imagens
de outras mídias deve-se citar os créditos.
5. O resultado dos vídeos classificados será veiculado no site:
http://educom-arte.tk
6. Os vídeos serão veiculados pelo site da Equipe Educomunicação e
Arte, na página do Festival.
7. O FEIMC – Festival Escola Integrada de Minicurtas é promovido pela
Secretaria Municipal de Educação/Programa Escola Integrada.
Os vídeos classificados não poderão, em hipótese alguma, veicular
logomarcas, imagens , textos e conteúdo geral que sugira promoção
política como também em qualquer material de divulgação e exibição dos
mesmos.
8 – Todos os filmes inscritos receberão certificados.
9 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado
a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o
qual foi selecionado, assim como o seu institucional;
10 - A SMED/PBH não se responsabiliza por questões relativas ao
direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou
locação no conteúdo dos trabalhos inscritos;
11 - Os participantes cedem, automaticamente, à Secretaria Municipal
de Educação de BH, os direitos de transmissão de extratos dos vídeos
selecionados para divulgação da programação do evento;
12 - As datas e horários, das diversas sessões, dos filmes
participantes, serão decididas a partir de critérios definidos
exclusivamente pela coordenação do evento;
13 - As cópias dos filmes em CD, enviadas para seleção, serão
arquivadas e passarão a fazer parte do acervo do PEI/SMED/PBH e não
serão utilizadas para fins comerciais;
14 – A coordenação do evento poderá retirar da programação, a qualquer
momento, o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que
falsear as mesmas;
15 – Os casos omissos, nesse regulamento, serão solucionados pela
coordenação do evento;
16 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes vinculam o
participante à plena aceitação deste regulamento.
17 - Não será permitido material obsceno, difamatório, com ameaças,
pornográfico, racista ou etnicamente ofensivo, que encoraje condutas
que possam ser consideradas ofensivas bem como promoção política
partidária.
INSTRUÇÕES
- Preencha completamente a ficha de inscrição anexa;
-Envie uma cópia da produção em CD de dados - Não será aceita cópia em DVD;
-A ficha de inscrição e o CD da produção deverão ser enviados para
SMED - Secretaria Municipal de Educação, à rua Carangola, 288, 4º
andar, sala 418/420, conforme cronograma.
CRONOGRAMA
Lançamento: 13 de junho
Fórum de Educação Integral 14h - auditório 8º andar SMED
Produção 14/06 a 24/08
Escolas Inscrições 27 a 31 de agosto
SMED Votação 11 a 21 de setembro Internet
Divulgação e mostra dos vídeos classificados entre 15 e 19 de outubro
(a definir)
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