quinta-feira, 5 de julho de 2012

REVISTA TRAVESSURA

COMENTÁRIO DA ALUNA Gislainy Cássia Marinho
A Revista Travessura, essa revista está a venda somente em sete lagoas/mg, mas tem o endereço no blog http://revistatravessura.blogspot.com.br/2012/06/areias-contaminadas-em-parquinhos.html
A revista traz muitas informações e dicas que nos ajudam a cuidar de nossas crianças. vale a pena entrar no blog da Revista Travessura todo mês.

Vou enviar um email para a revista para que publiquem o blog do CEPED da Newton Paiva.

Segue uma notícia publicada pela Revista Travessura, achei muito importante para divulgarmos no blog do ceped.


 
Areias contaminadas em parquinhos




 
Alguns alunos de BH passaram mal depois de brincarem nos parquinhos das respectivas instituições e concluiu-se que os problemas de saúde das crianças (alergia, infecção e até contaminação visual por bactérias) vinham da contaminação da areia presente neste lugares.

Segundo o químico entrevistado pelo jornal Estado de Minas, não basta apenas lavar a areia com cloro, como algumas unidades fazem, uma vez por mês. “É necessária uma composição mais complexa e atóxica, claro, com ovicida, larvicida e fungicida. Após a descontaminação a areia fica segura por cerca de seis meses”.

Areia contaminada pode trazer riscos graves à saúde das crianças. São pombos, gatos e outros animais que podem contribuir para essa contaminação por causa das fezes.

Imagina como deve estar a areia dos parquinhos que não estão em um espaço privado? Que fique o alerta aos pais.
Fonte: Estado de Minas

Um comentário:

  1. Gostaria de compartilhar com a Pedagogia EAD,achei muito interessante e sugestivo
    para trabalhar.

    Brinquedoteca Hospitalar

    Princípios básicos da brinquedoteca hospitalar:
    - Quanto ao espaço físico:
    • O formato e disposição da brinquedoteca deverão atender os objetivos da instituição, perfil da clientela e preservar as orientações gerais para o assunto.
    • Baseado nas normas nacionais (MEC) que regem o espaço para cada criança em creches e escolas infantis, a Brinquedoteca Hospitalar também deve respeitar o mínimo de 1,5 metros quadrados por criança;
    • A brinquedoteca deve oferecer condições adequadas de iluminação, ventilação e localização;
    • Deve respeitar condições de segurança: tomadas altas e/ou ocultas, trancas de segurança em armários, portas e janelas. Os brinquedos, equipamentos lúdicos e recursos expressivos, audiovisuais, livros, etc, devem ser adequados e ou adaptados às condições cognitivas, motoras e emocionais dos pacientes pediátricos e hebiátricos;
    • Os brinquedos, jogos e equipamentos lúdicos devem ser resistentes e de fácil assepsia, e a higienização deverá ser orientada pelo CCIH do serviço ou de acordo com critérios técnicos adequados;
    • Os espaços lúdicos devem ter pias ou lavatórios para a higiene de mãos e materiais;
    • O mobiliário deve ter cantos arredondados e desenhos anatômicos.

    - Quanto ao atendimento:
    • É interessante que a Brinquedoteca seja um ambiente reconhecido e respeitado, por todos os setores do hospital, como espaço de bem estar e acolhimento. É importante que a Brinquedoteca Hospitalar seja integrada à instituição e sob perspectiva de atuação multidisciplinar;
    • Na Brinquedoteca, o brincar livre e espontâneo deve ser priorizado e favorecido;
    • A Brinquedoteca não deve ser usada para induzir comportamentos colaborativos ou para forçar procedimentos. A criança será mais colaborativa, quanto mais relaxada e alegre estiver. Problemas mais sérios de comportamento deverão ser acompanhados por especialistas;
    • Os recreacionistas/ludoeducadores/brinquedistas responsáveis pelos atendimentos lúdicos devem ser capacitados para essas atividades;
    • O número de profissionais deve ser estabelecido de acordo com a política do serviço para escalas e turnos. É sugerida como referência a mesma legislação que rege creches (UM PROFISSIONAL PARA CADA 8 CRIANÇAS) além de pessoas suficientes para os leitos e demais contextos;
    • Cabe ao coordenador da Brinquedoteca: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇAO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO do atendimento no Espaço Lúdico. Deverá também promover atendimento nos demais ambientes: leito, UTI, e outros contextos necessários;
    • Na Brinquedoteca devem ser organizadas OFICINAS e ATIVIDADES EM GRUPOS que podem envolver, também as mães, os irmãos e demais acompanhantes e visitantes.

    LUCIANA ROSE BARBOSA MAIA RA: 11113192 PEDAGOGIA - EAD

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