quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rubem alves - postagem de GIULIANA

·        Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
(Rubem Alves)

3 comentários:

  1. Que tipo de educaçao queremos para as crianças? Que tipo de aluno estamos formando?
    Escolas tradicionais sao gaiolas, isto é formando alunos passivos, senso assim nao sabem refletir, aceitam tudo pronto sem questionamentos. Uma vez que, a escola tradicional elimina o pensamento critico do aluno. Podemos perceber no texto que o voo encoraja o aluno, para uma sociedade de grandes evoluçoes e que nao se pode anular.
    Ao meu ver, penso que as escolas devem desempenhar o papel de asas, para que os alunos cresçam, abrindo caminho para aprender e voar em busca dos objetivos.Temos que valorizar os alunos para com uma educaçao critico transformadora,assim conseguindo ser vistos como sujeito de direitos.
    Aluna: Patricia Kelly
    RA11013329.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este comentário de Ruben Alves, mas infelizmente´temos que admitir que existem muitas gaiolas que ainda não têm a intenção de preparar os alunos para voar.

    ResponderExcluir
  3. Realmente ainda temos a maioria das escolas como gaiolas, afinal, confundi-se disciplina com rigidez, imposição. Sabemos que hoje em dia o acesso a tecnologia torna nossas crianças cada vez mais atualizadas e interadas do mundo em que vivemos, isso permite que as mesmas tenham uma capacidade muito maior de interagir, de trocar experiências, terem opinião própria, enfim, as crianças de hoje não dão conta de ficar sentadas em uma cadeira, dentro de uma sala de aula, só recebendo informação. Os professores das antigas, devem se interar das transformações que o mundo vem passando e se reciclar a todo momento para deixarem de ser simples transmissores e se tornarem mediadores, para que assim os alunos possam ser capazes de resolver os problemas que surgirem não só na vida acadêmica, mas também no dia-a-dia. O aluno deve ser oportunizado a construir seu próprio conhecimento.

    Denise Schettini
    11020258

    ResponderExcluir