A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA NA ÓTICA DA TROCA DE CONHECIMENTOS ACADÊMICOS E POPULARES
O Programa Escola Integrada (PEI) foi criado em 2006, no qual o objetivo é aprimorar os conhecimentos dos alunos do ensino fundamental em diversas áreas do saber. A PEI tem o apoio e contribuição de distintas instituições, tais como as instituições de ensino superior e dentre outros.
O PEI oferece oportunidade aos alunos universitários ministrarem oficinas referentes à sua área de formação. Essa oportunidade favorece aos bolsistas do programa o desenvolvimento de habilidades técnicas e éticas para a construção de um novo paradigma da educação pautada na troca de conhecimentos dos professores e alunos.
Vale destacar que a escola é uma unidade impactante dentro de um contexto maior, sendo assim, o discente percebe a importância de proporcionar de forma recíproca ações reflexivas e críticas dentro da escola, promovendo mudanças e/ou ampliações da visão de mundo.
Portanto, entendo que não apenas como uma futura Engenheira Ambiental, mas sim como uma cidadã a necessidade de aproveitar o espaço em que atuo não apenas para ser agente de mudanças, mas sim um palco de atuação prática de novos valores, promover de forma mútua os pensamentos críticos, conscientes e atuantes na sociedade, a fim de mudar a realidade atual para uma melhor. Além disso, construir as habilidades e capacidades inerentes ao meu curso.
As fotos a seguir são da oficina de Meio Ambiente no dia 29 de setembro 2012 na feira de cultura da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga. Essa oficina faz parte do projeto meio ambiente que desenvolvo na escola. Os planejamentos são feitos a partir das orientações pedagógicas do CEPED.
Fernanda A. P. dos Santos - Bolsista do Programa Escola Integrada
Discente Curso Engenharia Ambiental do CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA.
Colegas,
ResponderExcluirA pedagogia em minha vida foi um descortinar de novos mundos. Vivia a prática acadêmica lecionando para adultos em cursos profissionalizantes sempre ligados ao âmbito do direito. Sentindo a necessidade de melhor desempenhar esta função, ingressei no curso de Pedagogia. Confesso que em um primeiro momento tudo se mostrou muito diferente do que pensava ou desejava, mas com o desenvolver do curso, fui revivendo, verificando acertos e erros no mister de ensinar. Hoje tenho a convicção que a escolha foi maravilhosa. Estou atualmente cursando disciplinas no quinto e sexto período e, em razão disto, foi estabelecido o Estágio Curricular Obrigatório. Uma loucura conciliar minhas atividades profissionais com o estágio, mas estou vencendo e concluindo, com muito pesar, minha participação na escola. Este estágio foi um presente para coroar o curso. Uma conceituada escola particular de Belo Horizonte, me aceitou como estagiária. Não imginei que neste pequeno universo de crianças (isto por que a Unidade escolida tem pouco alunos) iria conviver com tanta diversidade: em uma sala de crianças de 4 anos de idade convivem harmonicamente uma criança altista que carionhosamente é acolhida pelos colegas, uma criança com síndrome de down que está em tudo acompanhando o desempenho dos colegas e neste momento já está quase alfabetizada (assim como os demais já conseguem juntar as letras formando sílabas e pequenas palavras) e uma criança com paralisia lateral. Todas, diga-se amigas unidas e felizes. Para completar em uma sala de 5 anos foi identificado uma criança com dislexia.
As Professoras da Escola sob a supervisão direta da Orientadora (que também ocupa o cargo de diretoa) são perfeitas em seu trabalho.
Por tudo isso, termino o estágio realizada e feliz e diante da convivência oportunizada e sob a orientação direta de todos da escola, recebi como indicação assistir o filme "COMO ESTRELAS NO CÉU". Assim não poderia também deixar de indicá-lo. Vejam e se identifiquem com a manigtude do cargo de professor na vida do aluno!
Abraços
Cinara Moreira Liberal
RA11114682