Brincar na Educação infantil
Ao brincar a criança descobre coisas novas, inventa, aprende e
desenvolve inúmeras habilidades. Além de estimular a criatividade,
autonomia, linguagem, socialização e curiosidade, as brincadeiras
instigam o pensamento, concentração e raciocínio.
Brincando, a criança a aprende a respeitar as diferenças e amiguinhos.
Sem contar que as brincadeiras educativas são um excelente momento
para estreitar ainda mais os laços de confiança e amor entre os pais e
os pequeninos.
Hoje, preparamos algumas dicas de brincadeiras educativas que podem
ser desenvolvidas em com nossos alunos
Que bicho eu sou?
• Através dessa brincadeira, as crianças aprendem e compartilham as
características de vários animais.
Desenhe ou escreva o nome de vários bichos, um em cada folha de
sulfite. Agora cole um bicho nas costas de cada criança sem que elas
vejam qual. Cada participante precisa adivinhar que animal tem nas
costas, para isso ele deve fazer perguntas sobre as características do
bicho aos demais coleguinhas. As respostas deverão ser SIM ou NÃO. O
último a descobrir que bicho é, deixa a brincadeira redistribui os
bichos nas costas dos colegas. A brincadeira continua até restar
apenas um vencedor.
Bingo do nome
• Nessa brincadeira, os pequeninos se familiarizam com as letras do
alfabeto e aprendem quais delas compõem seu nome.
Escreva em uma cartolina todas as letras do alfabeto, corte-as e
coloque em uma caixa. Entregue uma folha de papel a cada participante
e peça que ele escreva seu nome. A cada letra sorteada da caixa, os
participantes devem marcar na folha com o nome. Ganha quem marcar
todas as letras primeiras.
Corrida de três pés
• Esta atividade desenvolve o equilíbrio, coordenação motora e senso
de competição.
Divida as crianças em duplas. Cada participante tem sua perna direita
amarrada à perna esquerda de seu colega. Os dois terão de correr
determinado percurso com as pernas atreladas. Ganha quem cruzar a
linha de chegada primeira.
Caras e caretas
• Através desta brincadeira a criança aprende a identificar
determinados sentimentos através da expressão corporal e facial.
Coloque todas as crianças frente à um espelho. Faça algumas expressões
e peça para te imitarem. Depois de cada expressão diga o que ela
significa. Agora, peça que cada um faça uma careta diferente, os
outros coleguinhas devem adivinhar o que aquela expressão significa. O
dono da careta deve indicar se a resposta está certa ou não.
Agacha-agacha
• Nesta brincadeira, a criança corre, agacha e levanta, aperfeiçoando
assim, os seus movimentos.
Em um espaço amplo, reúna as crianças e eleja o pegador. Ele deverá
correr atrás dos outros coleguinhas, que para não serem apanhados
devem se agachar. Quando um participante é pego, o pegador para sua
função a ele. Nesta brincadeira não há vencedor, ela só acaba quando
as crianças se cansam.
Fonte: http://educandoebrincando.blogspot.com.br/
"Através das brincadeiras são desenvolvidas a fluência e codificação,
vocabulário, decodificação auditiva, associação visual, memória
auditiva, compreensão, conhecimento da localização das partes do
corpo, motricidade, organização do corpo no espaço, equilíbrio e
ritmo, lateralidade e sentido de direção, reações rápidas e destrezas,
respostas antecipatórias, orientação no tempo, conhecimento do meio
e aceitação social."
(Adriana Duarte- Psicóloga)
Brincadeiras e jogos proporcionam a alegria e descontração nas crianças.Ana Maria.RA.11021410
ResponderExcluir