quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sugestão de Aline Kelly - Aluna de Pedagogia - dez./2012

Hora de fazer Arte: livre para criar
Diversificar os ambientes e variar ainda mais os materiais é um
ingrediente básico para deixar fluir a arte dos pequenos, que, nesse
modelo de trabalho, também podem optar entre mais de uma atividade

Escorregador de tintas

A imagem tradicional de uma atividade de Arte em que as crianças
sentam por alguns minutos na cadeira, com uma folha na mesa e um
pincel na mão, está longe de corresponder às experiências que Ana
Carolina Thomé Pires desenvolve com a turma da creche. No trabalho com
o Grupo 2 da EMEI Fernando Piva, em São Caetano do Sul, na região
metropolitana de São Paulo, ela incita a turma de 2 e 3 anos a criar
livremente e também explorar diferentes materiais.

A inspiração vem da arte-educadora e artista plástica dinamarquesa
Anna Marie Holm. Suas ideias estão no livro Baby-Art - Os Primeiros
Passos com a Arte (94 págs., Ed. MAM, tel. 11/5085-1300, edição
esgotada) e também foram apresentadas em um workshop realizado em São
Paulo no ano passado. "Já fazia algumas atividades desse tipo com a
turma, mas depois de conhecê-la minha criatividade se expandiu", conta
Ana Carolina.

Desde que passou pela formação, a professora também teve o cuidado de
registrar tudo em fotos. E são as imagens captadas por ela que você
pode conferir nas páginas seguintes, acompanhadas por informações
sobre os materiais utilizados e a organização adotada para cada uma
das propostas. Para entrar no clima, as crianças precisam aceitar o
convite para se sujar. Por isso, é indicado começar por trabalhos
menos ousados até chegar às grandes produções.



Varal de roupas
Materiais Barbantes, pregadores, roupas
velhas, pincéis e potinhos com tintas
de várias cores.
Organização Estenda um varal na altura
das crianças. Disponibilize os potinhos de
tintas para que possam fazer a troca de cores
com autonomia. Deixe, também, que
prendam as roupas velhas como preferirem
nos barbantes e as pintem livremente.
Uma sugestão para os primeiros momentos é forrar o chão com folhas A4
sem se preocupar com a simetria. Todos são convidados a desenhar, mas
podem decidir brincar com a fita adesiva usada para colar o papel, por
exemplo. E, nesse caso, tudo bem. Conforme a necessidade, mais folhas
vão sendo espalhadas em mesas, paredes, portas e janelas,
transformando a sala em uma grande tela. "Os pequenos se espantam
quando o espaço para desenhar vai crescendo", conta Ana Carolina. Em
uma atividade com esse mote, uma criança desenhou vários traços
paralelos. Outras duas perguntaram o que ela estava fazendo. A
resposta foi simples e clara: "Está chovendo!" Imediatamente, todas
buscaram seu giz e se puseram a fazer chover também.

A apresentação de mais de uma opção de atividade é outro princípio
essencial dessa linha de trabalho que deve ser previsto no
planejamento. Com base nas propostas, os pequenos têm liberdade para
decidir como vão participar. Por isso, quando Ana Carolina teve a
ideia de transformar o escorregador em uma palheta de tintas, ofereceu
uma alternativa aos que não queriam se sujar tanto. Em um espaço
próximo, montou um tapete de cartolinas e quem preferisse poderia
pintá- lo usando pincéis.
Fontehttp://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/hora-fazer-arte-livre-criar-710950.shtml

Um comentário:

  1. Trabalhar com Artes implica em estimular e desenvolver a percepção do aluno instigando-o a observar os elementos formais e expressivos-cores,formas,textura,volume, paisagens naturais e artificiais.Ana Maria RA.11021410

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