Maria Alice Setúbal: "A lição de casa tem um papel importante na construção de rotina e de hábito de estudo pelas crianças"
A conselheira do Educar fala sobre a responsabilidade da escola em relação à lição de casa
A discussão sobre a importância da lição de casa deve levar em consideração as condições de vida de cada criança, que são muito diversas em um País ainda bastante desigual como o Brasil.
No caso dos alunos de escolas públicas – universo no qual o Cenpec vem concentrando sua atuação ao longo dos últimos 25 anos –, em sua maioria pertencentes às camadas mais vulneráveis da população, são muitas as dificuldades enfrentadas pelas crianças na resolução da tarefa de casa.
As adversidades vão desde a inadequação do espaço doméstico, muitas vezes destituído de condições mínimas para o estudo, como a existência de uma mesa ou de iluminação suficiente, até a ausência de um adulto que possa orientá-las nas atividades escolares. É preciso, portanto, que a escola conheça os seus alunos, suas famílias, suas rotinas, evitando assim que a lição de casa seja algo apartado da realidade das crianças e de seus pais.O professor também deve atentar para o objetivo e o grau de complexidade envolvido nas tarefas passadas às crianças, levando em consideração que muitos pais, devido ao baixo nível de escolaridade e capital cultural, não têm como orientar os filhos segundo as exigências escolares (orientações cognitivas, práticas de linguagem e comportamentos que são próprios da escola). . Na medida em que os alunos não podem contar com pessoas da casa que possam ajudá-los a resolver as tarefas segundo as exigências da escola, eles passam a carregar sozinhos um problema que se torna insolúvel, e a tarefa de casa pode se tornar mais uma punição do que uma efetiva contribuição à aprendizagem.
Um outro aspecto a ser considerado é em que medida os alunos poderão contar com a presença de adultos no momento da lição, tendo visto que em muitos lares pais e mães trabalham para o sustento da casa.
Nesse debate, é imprescindível que se reflita também sobre qual o valor da lição de casa. Em que medida ela realmente vai contribuir para o aprimoramento do aprendizado? A lição de casa pode ter papel importante na construção de rotina e de hábito de estudo pelas crianças bem como na capacidade de se organizarem em suas atribuições.
Entretanto, querer instalar uma prática em condições tão adversas como as enfrentadas pelas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade é complicado. Nesse contexto, deve-se procurar construir rotinas de estudo no momento em que se está com a criança em sala de aula, na escola.
Às vezes, deposita-se na lição de casa a expectativa de que ela ajude a resolver as dificuldades apresentadas pelas crianças e que os pais as ajudem a saná-las, o que é um equívoco. Ensinar é tarefa da escola.
Por fim, vale destacar que a escola está se repensando em suas funções. Nesse sentido, a lição de casa, como todas as tarefas próprias da organização escolar, também está sendo revista.
Muitas vezes, por desconhecerem as lógicas das configurações familiares e o universo doméstico em que vivem os alunos, os educadores são levados a deduzir, a partir dos comportamentos e do desempenho escolar dos alunos, que as famílias não se importam com os filhos, abandonando-os sem intervir. Os pais, em geral, se interessam sim pela vida escolar dos filhos, dentro de suas possibilidades: assegurando-lhes a matrícula e a presença, buscando as escolas de melhor reputação, conversando sobre o dia a dia escolar. Cabe à escola ultrapassar a lógica dos vínculos convencionais e das situações de urgência, que, via de regra, mantém com as famílias e criar efetivos canais de diálogo com os pais, diálogos fundamentados na escuta e na busca de posições e disposições comuns ou próximas.
Maria Alice Setubal é doutora em psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e da Fundação Tide Setubal.
noticia exibida em 29 de abril de 2013, revista Educar para Crescer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário