quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sugestão de Marcia - Aluna de Pedagogia - setemro/2013

O papel do educador

A família é a base, o berço da educação das crianças, especialmente nos primeiros sete anos de vida. Mas outros atores também educam: a escola e seus educadores, adultos de referência em espaços que a criança frequenta, a mídia, os brinquedos, filmes, livros e toda a informação ao alcance dos pequenos. E qual é a fu~ção de ducadores e cuidadores, especialmente na creche ou no centro de educação infantil, na garantia do direito do brincar? Os educadores são referência, inclusive afetiva, que a criança tem fora do ambiente familiar, por isso eles são figuras importantes. O jeito como eles falam, como cuidam, atenção dispensada a ela, os gestos, o tom de voz, o jeito de brincar, de acolher, de aprovar ou reprovar têm profunda influência na vida e desenvolvimento de cada uma delas. Mais uma vez, o brincar, como linguagem expressiva, é o canal que educadores precisam utilizar para comunicar-se com os pequenos e conhecer  e interpretar quem cada criança é, o que elas vivem, o que sentem.

Assim, é o papel do educador criar ambientes seguros, aconchegantes, onde as crianças possam se movimentar à vontade. Ele precisa escolher brinquedos, materiaise, principalmente, atividades adequadas a cada criança e ao grupo. Precisa, ainda, ter muita flexibilidade com relação à organização do tempo e do espaço e à proposta e diversidade de atividades-como brincadeiras coletivas, individuais, atividades artísticas, jogos de construção, faz de conta, música, movimento, dança, contação de histórias, teatros, circo, passeios, tempos de descanso, hora do lanche, da higiene-sempre respeitando ritmos individuais. Além disso, deve ouvir as crianças e observar suas reações, suas dificuldades, seus desejos, bem como apreciar suas produções e "ler" as mensagens que surgem nos processos do brincar. Essa observação é essencial para que ele não fique somente ligado no planejamento e conteúdos externos, mas, sobretudo, atende para as necessidades, interesses e potenciais a serem desenvolvidos em cada criança.

O educador tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para as crianças serem crianças e viverem suas infâncias de forma plena e integrada.

Referência
C&A, Instituto
FRIEDMANN, Adriana

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