Minicurso Jogos Cooperativos e Brinquedos Cantados
O que é?
Duração: 12h (6h cada módulo)
Mínimo de 8 pessoas e máximo de 30
Mínimo de 8 pessoas e máximo de 30
Conteúdo:
Módulo 1
- Vivência jogos cooperativos e brinquedos cantados;
- Roda de conversa: Criar vínculos. Como ? Por que?
- Jogos cooperativos e Brinquedos cantados: origem, contexto histórico e fundamentos;
- Transformação de grupos e desenvolvimento integral: os jogos cooperativos como uma prática equilibrada entre o pensar, sentir e agir;
- Sintonização grupal e práticas com movimento;
- Categorias de Jogos cooperativos: cada jogo tem sua alma (Jogos de atenção, jogos para iniciar atividades, foco, afetividade,conhecimento, criatividade, organização);
- Análise comparativa dos efeitos de competir e a cooperar.
Módulo2
- Inserindo jogos cooperativos em sua rotina de trabalho, eventos, encontros, etc;
- Categorias de Jogos cooperativos: cada jogo tem sua alma (Jogos de atenção, jogos para iniciar atividades, foco, confiança, afetividade, conhecimento, criatividade, organização);
- Jogos e brinquedos cantados para eventos com a comunidade escolar mesclando várias idades;
- Jogos para iniciar reuniões;
- Jogos rápidos;
- Didática e técnicas de focalização dos jogos cooperativos e brinquedos cantados;
- O papel do focalizador: o que está em jogo;
- Bastidores do planejamento;
- Problemas e desafios do focalizador: soluções possíveis;
- Técnicas para focalização de jogos cooperativos e brinquedos cantados.
Para quem?
Para professores, Diretores e coordenadores Pedagógicos, Educadores sociais, Lideranças Juvenis e estudantes.
Para que?
- Promover a rápida integração de grupos,
- Promover o prazer, lúdico em coletivo;
- Criar vínculos e empatia entre alunos;
- Diminuir práticas de bullyng des-envolvendo e revelando o que cada um tem de melhor;
- Desenvolver confiança, comunicação, afetividade,
- criatividade, co-responsabilidade, alegria;
- Aplicar jogos para ensinar conteúdos do currículo formal escolar;
- Aplicação de jogos e brinquedos cantados em reuniões, eventos da instituição com a comunidade escolar mesclando idades: pais, alunos, professores;
- Facilitar processos de integração, coesão e senso de unidade do grupo;
- Melhorar a qualidade das interações interpessoais e sinergia grupal;
- Fortalecer e/ou construir de uma identidade do coletivo e conceitos;
- Facilitar a cooperação na resolução de problemas e desafios grupais;
Tags
Ensinar e aprender com prazer, lúdico, integração, capacitação, Sentir, Pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário