quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sugestão de Juliana Laborne - Aluna de Pedagogia - novembro/2013

Minicurso Jogos Cooperativos e Brinquedos Cantados

O que é?

Duração: 12h (6h cada módulo)
Mínimo de 8 pessoas e máximo de 30

Conteúdo:

Módulo 1
  • Vivência jogos cooperativos e brinquedos cantados;
  • Roda de conversa: Criar vínculos. Como ? Por que?
  • Jogos cooperativos e Brinquedos cantados: origem, contexto histórico e fundamentos;
  • Transformação de grupos e desenvolvimento integral: os jogos cooperativos como uma prática equilibrada entre o pensar, sentir e agir;
  • Sintonização grupal e práticas com movimento;
  • Categorias de Jogos cooperativos: cada jogo tem sua alma (Jogos de atenção, jogos para iniciar atividades, foco, afetividade,conhecimento, criatividade, organização);
  • Análise comparativa dos efeitos de competir e a cooperar.
Módulo2
  • Inserindo jogos cooperativos em sua rotina de trabalho, eventos, encontros, etc;
  • Categorias de Jogos cooperativos: cada jogo tem sua alma (Jogos de atenção, jogos para iniciar atividades, foco, confiança, afetividade, conhecimento, criatividade, organização);
  • Jogos e brinquedos cantados para eventos com a comunidade escolar mesclando várias idades;
  • Jogos para iniciar reuniões;
  • Jogos rápidos;
  • Didática e técnicas de focalização dos jogos cooperativos e brinquedos cantados;
  • O papel do focalizador: o que está em jogo;
  • Bastidores do planejamento;
  • Problemas e desafios do focalizador: soluções possíveis;
  • Técnicas para focalização de jogos cooperativos e brinquedos cantados.

Para quem?

Para professores, Diretores e coordenadores Pedagógicos, Educadores sociais, Lideranças Juvenis e estudantes.

Para que?

  • Promover a rápida integração de grupos,
  • Promover o prazer, lúdico em coletivo;
  • Criar vínculos e empatia entre alunos;
  • Diminuir práticas de bullyng des-envolvendo e revelando o que cada um tem de melhor;
  • Desenvolver confiança, comunicação, afetividade,
  • criatividade, co-responsabilidade, alegria;
  • Aplicar jogos para ensinar conteúdos do currículo formal escolar;
  • Aplicação de jogos e brinquedos cantados em reuniões, eventos da instituição com a comunidade escolar mesclando idades: pais, alunos, professores;
  • Facilitar processos de integração, coesão e senso de unidade do grupo;
  • Melhorar a qualidade das interações interpessoais e sinergia grupal;
  • Fortalecer e/ou construir de uma identidade do coletivo e conceitos;
  • Facilitar a cooperação na resolução de problemas e desafios grupais;

Tags

Ensinar e aprender com prazer, lúdico, integração, capacitação, Sentir, Pensar.


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