segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sugestão de Karine Dalbem - Aluna de Pedagogia - novembro/2013


Sugestão de Palestra para Professores
Em agosto/2013, iniciamos o segundo semestre na escola em que trabalho. Para homenagear os professores e demais funcionários, oferecemos um super café da manhã coletivo e uma palestra do Professor Geraldo Almeida sobre "A emoção na sala de aula".
Geraldo Almeida é considerado um grande elemento para educação. Formado em educação pela Universidade Estadual Paulista é também Mestre em Estudos Literário e Doutor em Teoria Literária. No ano de 2011, Geraldo foi para África onde atuou como palestrante e professor, o que considera ser a maior experiência em sua profissão. Muito requisitado por seu conhecimento na área da educação, não podíamos iniciar a segunda parte do ano de forma mais enriquecedora como assistindo uma de suas palestras. Foram duas horas e meia de Geraldo realizando um monologo sobre o assunto, e ninguém percebeu que ele havia falado por tanto tempo.
Nesta palestra o professor Geraldo Almeida apresenta os caminhos de como realizar as primeiras etapas rumo à aplicação da teoria de Henri Wallon onde o trabalho parte do afeto. Levantou questões que sensibilizou a todos e nos fez refletir sobre algumas ações dentro da sala de aula. Dois momentos me chamaram muito a atenção, um deles foi quando comentou sobre a acareação que as escolas fazem com pais e professores. Deixou claro que isso não é correto, pois inibe e desrespeita a ação do professor em sala. Segundo ele, os pais devem conversar com a parte pedagógica da escola, que é o corpo representante a mesma. Outro momento, mais complexo, que ele falou foi sobre a questão da afetividade exagerada vinda por parte do aluno. Geraldo relata que se uma criança leva todos os dias um "presentinho" para a professora para que receba abraços e palavras de carinho como forma de agradecimento, quer dizer que existe algo de errado com essa criança e que é necessário relatar a família para que a mesma procure esclarecer com psicólogos se a atitude esta ou não encobrindo algo de grave. Chamou isso de "Padrão de comportamento equivocado (freqüência e intensidade).
Além dos pontos que me chamaram a atenção, Geraldo citou os princípios da emoção em sala de aula, que seriam:
  • O cuidado fundamental
  • O respeito
  • A responsabilidade
  • Solidariedade universal
Realmente foi uma palestra esclarecedora, principalmente para quem esta iniciando no contexto educacional. Vale à pena darem uma passada no site dele e se possível, convidar o próprio Geraldo para uma conversa com os professores. Tenho certeza que muitos assuntos serão levantados e trarão uma nova visão de conduta para a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário