quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sugestão de Grazielle Bom jardim - Aluna de Pedagogia - maio/2014

Gostaria de contribuir com um vídeo sobre'' MUTISMO SELETIVO'', um assunto pouco falado. Acredito que muitas outras pessoas também não conhecem. Segue o link sobre o assunto.


 http://pedagogiaaopedaletra.com/mutismo-seletivo/

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sugestão de Adriana Gomes - Aluna de Pedagogia - maio/2014




Sugestão de Patrícia Amaro - Aluna de Pedagogia - maio/2014

Convivo com duas crianças distintas que apresentam quadro de depressão infantil e no nosso dia a dia muitas vezes nos deparamos com quadros como esse e confundimos com outras coisas e pior não sabemos o que é e como ajudar.
Espero que esta matéria ajude no sentido de alertar e colaborar para que como professores possamos dar nossa contribuição.
Uma dessas crianças inclusive sofre Bullying na escola e a professora não entende e não colabora, ela sofre pela separação dos pais, um deles depois da separação suicidou.
É preciso como você disse sermos um pouco de tudo mas principalmente ouvinte dessas crianças que muitas vezes nos contam coisas que jamais contariam a outras pessoas.

http://ismaelpsicol.blogspot.com.br/2014/05/depressao-infantil.html


Sugestão de Cristiane Oliveira Bernardo - Aluna de Pedagogia - maio/2014




Dislexia na Educação Infantil - intervenção com jogos, brinquedo

Autoras: Sirlândia Teixeira e Solange Martins

Resumo:
Esta obra é um estímulo renovado para os profissionais da educação, sejam psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, professores de Educação Física, ou pais que tenham interesse em aprofundar o conhecimento sobre intervenções lúdicas em crianças da educação infantil. Com ideias inovadoras fundamentadas em teorias consistentes, busca amenizar dificuldades na área educacional. Considerando-se que muitos adultos passam grande parte da vida sem conseguir ler, mesmo tendo a inteligência preservada e sem conhecer  o motivo de sua dificuldade, identificam que sofrem com a dislexia a partir do momento que diagnosticam seus filhos e percebem que, durante a infância, tiveram problemas idênticos.  Na maioria dos casos, a dificuldade na infância é motivo de estigma, provoca isolamento, timidez e um rebaixamento de autoestima.
Neste sentido, estabeleceu-se  um programa de intervenção, fundamentando-se na possibilidade de reconhecer precocemente  na criança pré-escolar de risco, aquelas com dificuldades já verificadas aos cinco ou seis anos e com  sinais que indicam propensão a desenvolver a dislexia, principalmente se um dos pais já é disléxico. Pretende-se oferecer nesta obra uma possibilidade de atuação prática, a fim de despertar o interesse e a motivação da criança pelas situações estimuladoras, eficazes e lúdicas das propostas de aprendizagem.

Currículo das autoras:
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Psicóloga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Faz parte da Presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBrin). Membro da International Toy Library Association (ITLA). Pesquisadora do CIEI (Contextos Integrados em Educação Infantil) da
Faculdade de Educação da USP. Coordena curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora da Graduação, Pós-Graduação e MBA em Gestão de Pessoas e Competência. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Contato: sireoli@yahoo.com.br
Solange Martins 
Psicóloga. Psicopedagoga. Professora de Educação Física. Mestre em Psicologia da Saúde. Pesquisadora e consultora na área da educação e saúde. Membro fundadora da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Coordenadora de implantação de projetos de intervenções lúdicas em escolas.  Professora de Psicologia e Psicopedagogia nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Ministra treinamentos eworkshops para diferentes públicos.

Sumário:
INTRODUÇÃO
1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA DISLEXA
2. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1. O Direito de Brincar
 2.2.  Pensamento e linguagem em uma perspectiva lúdica
2.3. Contribuições das atividades lúdicas para aprendizagem da leitura e da escrita
2.3.1. Brinquedo e Aprendizagem
3. LUDICIDADE, COGNIÇÃO E CORPO
3.1. Valorização do movimento frente ao fracasso escolar
4. O USO DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA INTERVENÇÃO DOS SINTOMAS DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
4.1   . Avaliação da dislexia na educação infantil
5. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS ESPECÍFICOS DA DISLEXIA
6. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS GLOBAIS DA DISLEXIA
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS


http://wakeditora.com.br/loja/product_info.php?products_id=450&osCsid=56eb5a4323e352edcf203791f23b3727



Sugestão de Vania Lobão - Aluna de Pedagogia - maio/2014


sexta-feira, 16 de maio de 2014

PALESTRA SINEP/MG - DIA 28/05/2014



Caros Educadores,
Convidamos você, seus colaborares para participarem da Palestra que vai contribuir para seu crescimento profissional.
A presença de um líder é fundamental, pois seu papel é motivar e influenciar os membros da equipe a agir numa determinada direção para alcançar resultados diferenciados.
Não deixem de participar desta palestra que irá acontecer no dia 28/05/2014.
Atenciosamente,






Sugestão de Renata Souza Pereira - Aluna de Pedagogia - maio/2014



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sugestão de Sandra Coelho - Aluna de Pedagogia - maio/2014

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 30 horas
  • Duração: 9 semanas


Contatos: (21) 3799-6676 ou (11) 3799-3494 | contatofgvonline@fgv.br
O curso em Filosofia foi elaborado para os professores de ensino médio que atuam com os conteúdos e procedimentos dessa disciplina nas escolas brasileiras.

O objetivo do curso é analisar a Filosofia em sala de aula, indicando ao professor como é possível selecionar alguns temas importantes e trabalhá-los na escola.

Giovânia Alves Costa

Giovânia Costa é Mestre em Educação pela UERJ e Bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Trabalhou para a TV-Escola/MEC desde sua estreia, em 1995, em várias funções. Foi coordenadora de produção da TV-Educativa do RJ e atuou nessa função em programas diários e ao vivo como O Salto para o Futuro. Começou sua trajetória profissional nas artes. Foi professora de dança e depois atriz profissional, tendo participado de vários espetáculos teatrais em Minas Gerais, São Paulo e RJ. Pesquisa as relações entre corpo e filosofia, bem como as interfaces entre teatro e filosofia.
Marcelo Senna Guimarães

Marcelo Guimarães é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Fundamentos de uma educação para o pensar pela PUC, SP e Licenciado e Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília. Atua como Professor de Filosofia no Ensino Médio do Colégio Pedro II desde 1997.
Joana Tolentino Batista

Joana Tolentino é Mestre, Bacharel e Licenciada em Filosofia pela UFRJ. atua como professora desde 2004. Trabalhou com diferentes alunos, em universidades e escolas de nível médio e fundamental, particulares e públicas. É membro do Grupo de Trabalho da ANPOF Filosofar e ensinar a filosofar, com pesquisa na área do ensino de filosofia na educação básica, investigando estratégias para a sala de aula. Apresentou-se em congressos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior. Ministrou cursos de aperfeiçoamento e capacitação para docentes de filosofia, em modalidades presenciais ou a distância.
- See more at: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Filosofia/OCWFILEAD-01slsh2009-1/OCWFILEAD_00/SEM_TURNO/386#sthash.UA15gGta.dpuf

terça-feira, 13 de maio de 2014

Periódicos na Newton

Prezados,

As Bibliotecas da Newton colocam à disposição de sua comunidade acadêmica a assinatura de vários títulos de periódicos, de diversas áreas de interesse dos usuários, como Veja, Istoé, Magistério, entre outras.

Buscando uma maior divulgação dos periódicos, passamos a desenvolver o Serviço de Alerta através da divulgação dos sumários dos últimos títulos recebidos.

As revistas se encontram na biblioteca de seu campus.

Contamos com a colaboração de todos para divulgar os assuntos de interesse.

Atenciosamente,

Bibliotecários