terça-feira, 27 de maio de 2014

Sugestão de Cristiane Oliveira Bernardo - Aluna de Pedagogia - maio/2014




Dislexia na Educação Infantil - intervenção com jogos, brinquedo

Autoras: Sirlândia Teixeira e Solange Martins

Resumo:
Esta obra é um estímulo renovado para os profissionais da educação, sejam psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, professores de Educação Física, ou pais que tenham interesse em aprofundar o conhecimento sobre intervenções lúdicas em crianças da educação infantil. Com ideias inovadoras fundamentadas em teorias consistentes, busca amenizar dificuldades na área educacional. Considerando-se que muitos adultos passam grande parte da vida sem conseguir ler, mesmo tendo a inteligência preservada e sem conhecer  o motivo de sua dificuldade, identificam que sofrem com a dislexia a partir do momento que diagnosticam seus filhos e percebem que, durante a infância, tiveram problemas idênticos.  Na maioria dos casos, a dificuldade na infância é motivo de estigma, provoca isolamento, timidez e um rebaixamento de autoestima.
Neste sentido, estabeleceu-se  um programa de intervenção, fundamentando-se na possibilidade de reconhecer precocemente  na criança pré-escolar de risco, aquelas com dificuldades já verificadas aos cinco ou seis anos e com  sinais que indicam propensão a desenvolver a dislexia, principalmente se um dos pais já é disléxico. Pretende-se oferecer nesta obra uma possibilidade de atuação prática, a fim de despertar o interesse e a motivação da criança pelas situações estimuladoras, eficazes e lúdicas das propostas de aprendizagem.

Currículo das autoras:
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Psicóloga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Faz parte da Presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBrin). Membro da International Toy Library Association (ITLA). Pesquisadora do CIEI (Contextos Integrados em Educação Infantil) da
Faculdade de Educação da USP. Coordena curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora da Graduação, Pós-Graduação e MBA em Gestão de Pessoas e Competência. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Contato: sireoli@yahoo.com.br
Solange Martins 
Psicóloga. Psicopedagoga. Professora de Educação Física. Mestre em Psicologia da Saúde. Pesquisadora e consultora na área da educação e saúde. Membro fundadora da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Coordenadora de implantação de projetos de intervenções lúdicas em escolas.  Professora de Psicologia e Psicopedagogia nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Ministra treinamentos eworkshops para diferentes públicos.

Sumário:
INTRODUÇÃO
1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA DISLEXA
2. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1. O Direito de Brincar
 2.2.  Pensamento e linguagem em uma perspectiva lúdica
2.3. Contribuições das atividades lúdicas para aprendizagem da leitura e da escrita
2.3.1. Brinquedo e Aprendizagem
3. LUDICIDADE, COGNIÇÃO E CORPO
3.1. Valorização do movimento frente ao fracasso escolar
4. O USO DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA INTERVENÇÃO DOS SINTOMAS DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
4.1   . Avaliação da dislexia na educação infantil
5. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS ESPECÍFICOS DA DISLEXIA
6. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS GLOBAIS DA DISLEXIA
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS


http://wakeditora.com.br/loja/product_info.php?products_id=450&osCsid=56eb5a4323e352edcf203791f23b3727



Nenhum comentário:

Postar um comentário