quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicas da aluna Mariangela Campos Zim

Brincadeiras

É muito importante, na primeira vez que que as crianças procurem
trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a isso. Você,
naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na
boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e
peças pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos
sejam perfeitos e com bom acabamento.
r> Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a
coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas
e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças.
O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é
sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada
atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material
que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão
realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas
extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também
desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o
cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com
papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes
tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos,
balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para
elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido.
Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com
travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja
exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes
apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um
colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças
possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o
ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para
não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de
boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia).
Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é
amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos
indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que
também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem
dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e
enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de
plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de
madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a
criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios,
papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos
com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece
você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma
montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de
sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar,
pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos
buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de
cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar,
apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar
em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com
tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser
rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano
recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos
em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o
tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido,
algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças
sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão
pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com
algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce
poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme
fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é
só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou
crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e
janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura
sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de
móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar
uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos
com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas
podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel,
algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta
uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de
novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as
crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de
se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro
você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas
colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e
então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e
colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis
transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma
cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar
lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la
com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada
na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para
fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da
caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado
para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as
crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em
cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar
essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar,
etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as
crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma
extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho!
As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o
resultado final.

Projeto Semana da Alimentação

SEGUNDA – Trabalhar as frutas e sua importância. Suas cores, formas,
nomes, sabores. Suas vitaminas evitam que fiquemos gripados.

RECADINHO DO DIA: VOCÊ SABIA...
...que as frutas picadas exalam suas vitaminas dentro de uma hora no máximo?
Quando for servir saladas ou vitaminas de frutas, melhor consumi-las
imediatamente após o preparo.

PEDIR UM OVO COZIDO

TERÇA – Trabalhar o ovo, fonte de proteína. Deixa o corpinho mais
forte para correr, pular, nadar, etc...
Trabalhar a galinha, a forma e as cores do ovo.

RECADINHO DO DIA: VOCÊ SABIA...
...que a casca do ovo, mesmo depois de lavada, ainda pode conter
bactérias que só serão eliminadas na fervura?
Por isso, nunca devemos cozinhar ovos e legumes na mesma água.

PEDIR 1 IOGURTE OU DANONINHO DE FRUTAS

QUARTA – Trabalhar o leite, fonte de cálcio, deixa fortes nossos ossos
e dentes. Trabalhar a vaquinha, a cor do leite, etc...

RECADINHO DO DIA: VOCÊ SABIA...
...que produtos como café ou achocolatado, dificultam a absorção de
cálcio pelo organismo? O ideal é servir o leite puro, com frutas ou em
seus derivados.

PEDIR 1 SANDUICHE COM HAMBURGUER OU NUGGETS

QUINTA – Trabalhar a carne, fonte de proteínas. Assim como os ovos, a
carne deixa nossos músculos mais resistentes. Podemos comer carne,
franguinho ou peixe.

RECADINHO DO DIA: VOCÊ SABIA...
...que existem várias maneiras de oferecer a carne para as crianças?
Desfiadas em caldos e sopinhas, nos bolinhos de carne, em recheios de
tortas e salgados, em sanduíches e tantos outros. Use e abuse da
criatividade!

PEDIR BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

SEXTA – Trabalhar legumes e verduras, fontes de vitaminas, deixam mais
bonitos nossos cabelos e nossa pele. Trabalhar cores, formas, sabores,
etc...

RECADINHO DO DIA: VOCÊ SABIA...
...que vegetais verde-escuro como a salsinha e a cebolinha, são também
ricas fontes de cálcio? Procure servi-los diluídos em sopinhas ou em
caldos de carne cozidas.



AS CRIANÇAS SAIRÃO FANTASIADAS DE SUPER-FORTINHO(A) ou com vizeiras de frutas



Música: Meu lanchinho

SUPER FORTINHO, SUPER FORTINHO
QUERO SER, QUERO SER
COMER DIREITINHO, COMER DIREITINHO
PRA CRESCER, PRA CRESCER.


Teatro do Dia da Sondagem

Título: Aventura em alto-mar

Narrador: Era uma vez, uma linda sereiazinha que gostava muito de
passear agarrada à cauda de uma forte baleia.
(cena da sereia e baleia passeando)
Um dia, enquanto passeavam, a baleia se descuidou e acabou encalhada
em um monte de areia.
Areia: Ei!!! Você não olha por onde anda???. Esqueceu-se que é uma
grande baleia pesada e está me machucando!!??.....ui ui ui!!!!
Sereia: Oh não baleiazinha!!! E agora???
Baleia: Desculpe dona areia!! E desculpe-me também sereiazinha! Eu
acabei me distraindo, e agora estou toda encrencada!!!
Narrador: A sereizinha ficou muito preocupada e resolveu perguntar ao
sol que a tudo assistia no céu, o que ele poderia fazer...!!!
Sereia: Sr sol, por favor??? Você tem alguma idéia de como nos ajudar???
Sol: Ah, que pena sereiazinha, aqui tão distante,não vejo nada que
possa fazer... mas vou perguntar para as nuvens, quem sabe elas possam
ajudar???
Sol: amiga nuvem veja esta situação lá na praia, há algo que você possa fazer???
Nuvem: Oh amigo sol.... não vejo muito como ajudar, mas posso tentar
soprar bolinhas de vento para tentar desencalhar a baleia.
Narrador: A sereiazinha vibrou de alegria e a baleia ficou toda
animada! A nuvem, pôs-se a soprar o mais forte que conseguia e mandou
muitas bolinhas de vento(bolhas de sabão) para junto da baleia. Mas
mesmo assim, a pobrezinha continuou agarrada.
Nuvem: Sinto muito sereiazinha, mas é tudo que posso fazer...
Narrador: Neste momento, passava um peixinho dourado que parou para
oferecer ajuda.
Peixe: Olá amiguinhos!!! Vejo que vocês se envolveram em um grande
problema. Será que posso ajudá-los???
Areia: Você poderia puxar esta baleia de cima de mim...?? Arghhhhh!!!
Peixe: Eu adoraria dona areia! Mas olhe para mim, sou apenas um
peixinho e não tenho braços fortes. Não creio que esta seria a melhor
forma de ajudá-los....
Narrador: Foi então que a sereiazinha teve uma idéia e foi logo dizendo...
Sereia: Já sei peixinho!!! Você não tem braços, mas eu tenho. É só
segurar esta corda bem forte e...........
Narrador: e a sereiazinha puxou...puxou e puxou bem forte aquela
corda.... Mas viu que a baleia era pesada demais para os seus pequenos
bracinhos. Então o peixinho resolver sair para pedir ajuda.
Peixe: esperem aqui amigos e não desanimem. Vou sair pelo oceano e hei
de encontrar ajuda.
Narrador: e o peixinho nadou, nadou até encontrar um forte do outro
lado da praia.
Peixe: puff, puff!!! Olá Sr. Forte! O Sr está enxergando aquela
baleiazinha encalhada lá do outro lado da praia???
Farol: Oh não peixinho! Está muito longe!!! Eu não consigo ver.....
Peixe: pois é! Ela está lá encalhada pobrezinha, e não há nada que eu
possa fazer. Você pode ajudá-la???
Farol: Ah peixinho! Eu vivo aqui colado nesta areia e não posso buscar
a baleinha. Mas quem sabe se eu iluminar bem forte com a minha
lanterna, algum barquinho pesqueiro possa aparecer???
Narrador: Então o farol iluminou tudo ao seu redor e um barquinho
pesqueiro que passava por ali, viu o sinal e foi saber o que se
passava. Depois que o farol explicou tudo a ele, o peixinho nadou na
frente para conduzir o barquinho até a baleia. E lá chegaram bem
entusiasmados.
Barco: E então, com licença todos vocês! Eu estou aqui para ajudar!!!!
Peixinho, é só você me amarrar bem forte à cauda da baleia e eu vou
puxar e puxar, até a baleia se soltar!!!!
Peixe: ô, ôu!!! Eu não tenho bracinhos barquinho. Não tenho como amarrá-los...
Sereia: Ahá!!! Mas eu tenho!!!! Meus bracinhos não são muito fortes
para puxar a baleia mas sabem dar bons nós, como nos laços de fita que
uso no cabelo. Eu comecei este problema e vou adorar ver tudo bem e
terminado.
Narrador: Então a sereiazinha fez laços bem fortes com a corda no
barquinho e ele saiu apitando feliz. A sereia, o peixinho, a areia,
o sol e a nuvem acenavam, cada um do seu jeito, para a baleia que
sorria de alívio enquanto o barquinho apitava e cantava:

" Eu sou um barquinho e não sei nadar,
Mas levei a baleinha pro fundo do mar...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário