Todas as crianças, independente de sua deficiência tem direito e
acesso a escola.
O grupo de alunos identificados como deficiente mental foi
historicamente excluído de frequentar o mesmo espaço Educacional que
os demais. A justificativa era a de que estes alunos apresentavam
características fora dos padrões esperados pela escola e, desta forma,
ela não poderia satisfatoriamente atender este aluno. Legitimava-se a
exclusão destes alunos por meio dos serviços de atendimento da
Educação Especial (MENDES,1995;JANUZZI,2004 citados por VELTRONE;
MENDES,2007).
Eu faço estágio monitorando um aluno, João, com Paralisia Cerebral.
João frequenta as aulas com os outros alunos, participa da aula,
apesar de ele não fala, mas é super inteligente, entende tudo que a
gente fala.
Fui chamada para fazer estágio nessa escola porque precisava de alguém
para acompanhá-lo juntamente com o professor o seu desenvolvimento,
ajudando também a andar, pois João consegue dar passos, mas sua coluna
não tem firmeza para andar sozinho. A escola, todos os funcionários
adora João, ele é muito receptivo. Ele ama a escola, está nítido no
rostinho dele. Só a sensação de estar junto com as outras crianças,
brincando, fazendo atividades, já é uma alegria alcançada.
Esse site é ótimo para aprofundarmos mais:
http://www.webartigos.com/artigos/a-inclusao-do-aluno-com-deficiencia-na-escola-comum/19679/
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