segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sugestão de SIlvania Aparecida Ferreira - Aluna de Pedagogia - dez./2012

 PALESTRAS DE AUGUSTO CURY
SEMANA EMPRESÁRIAL EM PARÁ DE MINAS

Nos dias 20 a 22 de junho realizou-se Pará de Minas no clube do Sesi/Ascipam a semana empresarial, com a presença de Augusto Cury que fez palestras aos empresários e aos profissionais da educação.
Augusto Cury ressaltou em seu livro "Vendedor de Sonhos" fazendo uma analogia com a educação e o bom empresário. Ele motivou muitas pessoas para continuar sonhando, como relata em seu livro, pois os sonhos são projetos de vida.
Em seu livro destaca com clareza, como pode desempenhar um estudo sem antes considerar as emoções e as lágrimas.
Então é preciso que haja uma acolhida do educador para com seu educando; isso faz uma diferença e dá um resultado positivo. Todo ser humano tem cofre e precisamos saber como abri-lo, não é com qualquer chave, há uma chave para cada um de nós e de forma alguma não podemos utilizar a mesma.
Para se aproximar dos alunos, é fundamental usar a criatividade para que eles aprendam a pensar e reagir.
A nossa mente é complexa, porém há muito a descobrir, nos conhecemos muito pouco, e o outro que está ao redor. Diante das descobertas feitas podemos aprender mais na área em que atuamos.
Segundo Cury nós não suportamos o lixo exterior, mas suportamos o lixo que está em nossa mente, não podemos nos considerar um ser humano pronto, porque estamos todos em processo de construção: como sou, como estou, onde estou interfere no comportamento da pessoa, por exemplo: quando o aluno está fazendo uma prova as emoções afloram.
Nos tempos de hoje há uma síndrome do pensamento acelerado, que afetam as pessoas, tanto professores como alunos e perante o SPA devemos estabelecer metas que ajude o professor no relacionamento com os alunos como:
-Elogiar em público, fazer pelo menos 10 perguntas, e acima de tudo ser mais humano.
-Aplaudir a vida. Trabalhar a questão do professor e aluno significa resgatar valores e ao resgatar resgatamos com cores do momento presente.
A Educação está doente por isso é preciso que os profissionais se preparem bastante e busquem recursos para trabalhar consigo mesmos, para não passarem por cima dos sentimentos dos alunos.
O processo da educação passa pela emoção do indivíduo de alegria ou tristeza não podemos atropelar esses sentimentos, o contrário o aprendizado fica prejudicado.
Realmente para aproximar mais do aluno exige uma chave que não pode ser repetida no mesmo aluno. A cobrança, a pressão demais sufoca o individuo na hora de tomar decisões por isso o elogiar educa, eleva a autoestima mostrando que ele é capaz de melhorar nas suas atitudes.
Procurar ser mais humano consigo mesmo e com os outros nos faz  brilhar no mundo da educação como professores fascinantes interagindo com os pais brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário