domingo, 2 de dezembro de 2012

Sugestão de Thais Helena - ALuna de Pedagogia - dez./2012

Brincar e cantar
De: BLOG ARTE DE CONTAR E ENCANTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar é um momento sagrado. É através das brincadeiras que as
crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo
que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos,
comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas
linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam
decisões. Isso é ser criança, isso é ser feliz.
E tudo isso prepara as crianças para o futuro, onde terão que
enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras. Basta analisar as
regras de qualquer brincadeira e compará-las com o mundo aqui fora.
http://www.youtube.com/watch?v=h9DDiQLAVW0
Letra Roda Roda Roda (Caranguejo peixe é):
Palma palma palma
Pé pé pé
Roda roda roda
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caraguejo só é peixe
na enchente da maré
Ora palma palma palma
Ora pé pé pé
Ora roda roda roda
Caranguejo peixe é

4 comentários:

  1. O professor que atua na educação infantil deve avaliar seus alunos em todos os momentos significativos que eles, por meio das linguagens, se manifestam.Através da fala, da escrita, do desenho,do brincar, do choro, do sorriso, da mordida, as crianças têm tudo a nos "dizer"e nos, professores devemos avaliar cada momento, pois
    são único.(Ed.Infantil.Eliane Monken)Aline-RA.40455962

    ResponderExcluir
  2. Assim, a partir dessas mudanças, a educação infantil deve ser privilegiada, respeitando e atendendo a especificidade de cada etapa de desenvolvimento, atendendo as necessidades socioculturais, em que cada ação deve ser planejada de forma coletiva através da proposta pedagógica da escola.
    A proposta pedagógica deve contemplar desde os aspectos administrativos e regimentais até a proposta curricular que deverá pautar-se nas múltiplas linguagens, dentre e’as o brincar, os conhecimentos de mundo, as atividades significativas, a inclusão, a parceria com a família, entre outros aspectos que podem ser discutidos a partir das diretrizes curriculares para a educação infantil. MONKEN, ELIANE - Educação Infantil - RA 11021410 Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Quem não se lembra da música de “Boi da cara preta”? Ou da letra de “Ciranda,
    Cirandinha”? Intemporais, as cantigas continuam emocionando diversas gerações,
    Pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para os adultos também). Quem canta seus males espantas.

    Se eu fosse um peixinho

    Se eu fosse um peixinho
    E soubesse nadar
    Eu tirava a Lili
    Lá do fundo do mar.

    ==================================================================
    Ciranda, cirandinha

    Ciranda, cirandinha
    Vamos todos cirandar
    Vamos dar a meia-volta
    Volta e meia vamos dar.
    O anel que tu me deste
    Era vidro e se quebrou
    O amor que tu me tinhas
    Era pouco e se acabou. ( Ref.Quem canta seus males espanta. Coord.Theodora M.M.Almeida)


    ResponderExcluir