sábado, 13 de abril de 2013

Sugestão de Andréa Costa - Aluna de Pedagogia - abril/2013

O Grupo Giramundo abre temporada dos espetáculos da Trilogia Mundo Moderno e convida o público para revisitar as peças Vinte mil léguas submarinas (2007) e Pinocchio (2005), além de assistir à estreia da montagem Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Em comum, os espetáculos representam o conflito do homem, seja com a sociedade, a natureza ou a realidade.
11 a 14 de abril, sempre às 20h
Teatro Bradesco – Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2224, Lourdes, Belo Horizonte)
R$ 15,00 (inteira); R$ 7,50 (meia)
Após cinco anos sem apresentar um espetáculo inédito, o Giramundo teatro de bonecos volta em grande estilo com Aventuras de Alice no País das Maravilhas. O texto clássico da literatura escrito por Lewis Carroll, em 1865, ganha ainda mais vida com a montagem do grupo mineiro, que estará em cartaz em Belo Horizonte no Teatro Bradesco (Minas Tênis Clube), de 11 a 14 de abril (sempre as 20h), e segue para o Rio de Janeiro de 25 a 28 de abril, no Teatro SESC Ginástico, e São Paulo (data a definir).
Originalmente publicado em 1865, Aventuras de Alice no País das Maravilhas mudou para sempre o curso da literatura, sendo considerada uma das obras mais importantes do gênero nonsense. Na montagem, 55 bonecos do Giramundo dividem o palco com um ator humano – algo raro nas produções do grupo. Beto Militani interpreta Lewis Carroll, cumprindo o papel de narrador da história de sua autoria. A preparação do ator em cena foi feita pelo diretor e integrante do Grupo Galpão, Eduardo Moreira.
Aventuras de Alice no País das Maravilhas é o 34o espetáculo da história do Giramundo e consolida a pesquisa e implantação de novas formas artísticas aos espetáculos do Giramundo. Em cena, o teatro de bonecos dialoga com as artes plásticas, vídeo arte e música. Isso porque alguns dos bonecos são digitais, manipulados em tempo real com a tecnologia motion-capture, já utilizada no cinema e rara no teatro de bonecos. Sua proposta consiste em animar um personagem digital, em tempo real, com o uso de "sensores de movimento", criando a animação do modelo, em vídeo, ao vivo.
Um dos charmes da montagem de Aventuras de Alice no País das Maravilhas é a música, composta e executada por John Ulhoa e Fernanda Takai, do Pato Fu. A história clássica ganha um tom contemporâneo junto à energia acústica de guitarra, baixo, bateria e efeitos eletrônicos. Vinte e sete músicas foram compostas e, no futuro, podem se transformar em um CD com a trilha sonora do espetáculo.
O rock também está presente nas vozes durante todo o espetáculo. Fernanda Takai empresta seu timbre inconfundível à dublagem de Alice. Já a voz do Chapeleiro Maluco é interpretada por Arnaldo Baptista, do Mutantes.
Mais informações: http://www.giramundo.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário