segunda-feira, 31 de março de 2014

Sugestão de Veridiana Dutra Matos - Aluna de Pedagogia - março/2014

Informações do evento:

PERÍODO DE 18/03/2014 a 20/04/2014
Local: Minas Shopping

Endereço: Av. Cristiano Machado, 4.000 - União Belo Horizonte/MG



Os personagens do teatro de bonecos Giramundo, de Belo Horizonte, estarão expostos no Minas Shopping de 18 de março a 20 de abril, na praça central. A mostra“Grandes personagens Giramundo” também vai contar com uma linha do tempo para demonstrar a trajetória do grupo, que comemora 44 anos de atuação, e retratará os 20 anos da peça “Pedro e o Lobo”, estreada no Minas Shopping na década de 1990. A exposição é gratuita e estará aberta no horário de funcionamento do shopping: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 12h às 20h.
Serão mais de 40 bonecos em exibição, entre eles bruxas que simulam candelabros e vão ficar dependuradas no teto do mall e monstros de pelúcia da coleção “Torres Andantes”, que exibem performances e se movimentarão pelos corredores do shopping, interagindo com o público. Completa a exposição um boneco gigante, que estará à disposição das crianças para tirar fotos.
A exposição tem como objetivo contar a história do Giramundo por meio dos tradicionais bonecos criados pela companhia e que fizeram parte de diversos espetáculos, como “Cobra Norato”, “Um Baú de Fundo Fundo”, “Pedro e o Lobo” e “Miniteatro Ecológico”.

Serviço:
Exposição “Grandes personagens Giramundo”
Data: 18 de março a 20 de abril
Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e no domingo, das 12h às 20h (funcionamento do shopping).
Local: Praça Central do Minas Shopping - Avenida Cristiano Machado, 4000, União.
Entrada gratuita
Fonte:http://www.guiabh.com.br/evento/exposicao-giramundo



Sugestão de Dayse Fernanda da Silva Santos - Aluna de Pedagogia - março/2014

Essa reportagem traz fotos de como é a sala de aula em diferentes países. Essas fotos nos leva a refletir sobre a realidade nas salas de aula e a diferença cultural e social .
https://www.facebook.com/obviousmagazine/photos/a.407362267289.183428.90825907289/10152293037772290/?type=1



Entrem e acessem a reportagem:   http://ow.ly/uISHt

sexta-feira, 28 de março de 2014

Sugestão de Jaqueline Mara de Vargas - Aluna de Pedagogia - março/2014


Cursos Gratuitos na Internet
  1. Aprendizagem Baseada em Projetos - Intel
    Curso interativo online, oferecido pela Intel, para Professores e Educadores em geral. O Curso Aprendizagem Baseada em Projetos é uma experiência interativa de e-Learning que oferece uma visão aprofundada sobre a aprendizagem baseada em projetos na sala de aula. Nessa experiência de e-Learning, você irá encontrará ideias úteis e se preparar para tentar novas abordagens em sua sala de aula ou outro ambiente educacional. Além de gratuito o curso é muito bom.


  1. Curso de Criação de Atividades
    Curso gratuito do Site de Dicas, que ensina como criar atividades para sala de aula ou eventos recreativos.


  1. Cursou - Cursos Online Gratuitos
    São vários cursos online todos gratuitos e com certificados.
Eis alguns dos cursos disponíveis:


  1. Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai)
    Senai - Cursos gratuitos à distância.
    O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. Os temas disponíveis atualmente são: Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação.

    Os cursos estão sendo oferecidos em duas formas a distância: on-line (conectado a internet) ou com material impresso (MDI).

    Todos os cursos fornecem certificados.
    Uma verdadeira "Mina de Ouro!". Válido para todas as faixas etárias, para qualquer região do Brasil.
  2. Programa de Aprendizagem CDL-BH
    O programa de aprendizagem desenvolvido pela Fundação CDL é precedido pela realização de um curso de Iniciação Profissional, com carga horária de 40 horas, para adolescentes residentes em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Conheça mais acessando o link acima ou o link da fundação: Fundação CDL-BH.


  1. Fundação Getulio Vargas - FGV
    A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. O FGV Online disponibiliza diversos cursos: A carga horária é variada. Veja as opções disponíves, abaixo.
Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial - carga horária de 5h
Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia - carga horária de 5h
Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h
Cursos para professores do Ensino Médio - carga horária de 30h


  1. Mini Cursos do Prof. Marins
    Três mini-cursos gratuitos para assistir diretamente no seu computador.

    . Os Desadios da Empresa para o Século XXI
    . Vencendo o Medo de Vencer
    . Força da Motivação para Desenvolvimento Pessoal-Profissional


  1. BBC - Brasil
    Seção do site da BBC Brasil, para ensino da lingua inglêsa.


  1. BBC Brasil - Learning English for Teachers
    Para professores; confira o site especial para quem ensina inglês.


  1. Centro de Integração Empresa Escola - CIEE
    Programa de educação à distância.
    Dezenas de Cursos profissionalizantes, todos gratuitos.

    Eis alguns Destaques:
    • Produção de Textos
    • Relacionamento Interpessoal
    • Dinâmicas e Teste
    • Atualização Gramatical
    • Resolução de Problemas
    • Inglês
    • Entrevista: Como Encarar
    • Atitude Empreendedora
    • Cidadania e meio-ambiente
    • E ainda:Access, Word. Powerpoint, Excel, e Outros.


  1. Novo Acordo Ortográfico

    Curso gratuito sobre as novas mudanças ortográficas, patrocinado pelo CIEE.

    OBJETIVO:
    Apresentar aos estudantes as novas regras da língua portuguesa e sua aplicabilidade no cotidiano.

    CARGA HORÁRIA E PRAZO PARA REALIZAÇÃO:
    O curso tem duração média de 1 hora que deverá ser cumprida em um prazo de 5 dias. Sugerimos a dedicação ao curso por pelo menos 12 minutos por dia.

    CONTEÚDO:
    • Mudança do alfabeto
    • Uso do trema
    • Mudanças nas regras de acentuação (acento agudo, circunflexo e diferencial)
    • Uso do hífen

Sugestão de Cíntia Lopes de Freitas - Aluna de Pedagogia - março/2014

Lei de MG que efetivou quase 100 mil servidores é inconstitucional, diz STF
A decisão teve como relator o ministro Dias Toffoli.
Servidores atingidos perdem qualidade de efetivos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional, nesta quarta-feira (26), uma lei que efetivou milhares de servidores públicos em Minas Gerais<http://g1.globo.com/topico/minas-gerais.html> em 2007. A Lei Complementar 100 atinge 98 mil trabalhadores no estado, segundo consta no processo movido pela Procuradoria-Geral da República. A decisão teve como relator o ministro Dias Toffoli.

De acordo com a assessoria do STF, a lei mineira contemplou os servidores que mantinham vínculo precário com a administração pública estadual há mais de cinco anos, sob a chancela de “designados”, que passaram a ser lotados no Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Em nota, o governo de Minas explicou que a decisão do STF retirou dos servidores atingidos a qualidade de efetivos.

Ficou decidido, ainda, conforme o Executivo mineiro, que o estado terá o prazo de 12 meses, a partir da publicação da ata, para cumprir a decisão, para os cargos em que não houve concurso. Os concursados, ainda não nomeados, serão convocados para assumirem os respectivos cargos vagos. Nos termos da decisão do STF, segundo o governo, os demais servidores, enquanto houver necessidade, poderão ser designados, até realização de novo recrutamento.

Foram mantidos os direitos dos já aposentados, dos pensionistas e daqueles que, até a data da publicação da ata do julgamento, tenham alcançado direito para a aposentadoria.

De acordo com o governo, cerca de 96 mil servidores são da área da educação. Um levantamento preliminar apontou que cerca de 16 mil servidores já foram aposentados ou estão em processo de aposentadoria. Além disso, aproximadamente 11 mil servidores efetivados foram aprovados no ultimo concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação.

Segundo a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, desde quando a ação foi proposta, a entidade procurou o Executivo estadual para “construir alternativas”. Porém, afirma Beatriz, “o governo nunca conversou com a categoria sobre essa ação”.

Sobre o posicionamento do sindicato a partir de agora, a coordenadora é enfática. “Vamos cobrar do governo a responsabilidade pelo que ele fez com a categoria”, diz.

Já o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas Gerais (Sindpúblicos), Geraldo Henrique da Conceição, disse que, apesar de entidade concordar com o concurso público, acredita que será um caos caso ocorram todas as demissões. “O Supremo não olhou o lado social da situação, olhou somente o lado jurídico”, pontuou.


Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/03/lei-de-mg-que-efetivou-quase-100-mil-servidores-e-inconstitucional-diz-stf.html

Sugestão de Cíntia Lopes de Freitas - Aluna de Pedagogia - março/2014


Palestra conscientiza alunos do Ensino Fundamental sobre a importância de uma alimentação saudável

24 de março de 2014

De 10 a 20 de março, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio UNIMASTER participaram de palestras educativas ministradas por Luana Espíndola, nutricionista da Trix Alimentação.

Luana, que é responsável pela  gerência das cantinas do Colégio SEB Efigênia Vidigal e do Colégio Pré ENEM Unimaster, conversou, por mais de uma hora, sobre os cuidados com a saúde e a alimentação. “Falei sobre a importância de variar o consumo de alimentos e de evitar o jejum prolongado, que pode, inclusive, contribuir para um deficit de atenção nas aulas. Também expliquei a diferença entre suplementos alimentares e anabolizantes e apresentei um vídeo sobre transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia”, conta.

A iniciativa, segundo a nutricionista, foi bem recebida pelos alunos. “A maioria demonstrou grande interesse pelo assunto e participou fazendo perguntas e tirando dúvidas. Eles queriam saber sobre a fisiologia do corpo, como certas doenças acontecem e a maneira melhor de higienizar alimentos. A conscientização deles é importantíssima, pois essa faixa etária é a que mais sofre com distúrbios causados pela má alimentação”, explica.

Para a aluna Débora Simões, do 8º ano do Ensino Fundamental, a palestra serviu para mudar alguns hábitos alimentares. “Aprendi o modo correto de nos alimentarmos, tanto na escola quanto em casa. Antes, não comia bem durante o café da manhã e, agora, estou tentando melhorar isso. Na escola, também passei a comer menos doces. Uma alimentação saudável é importante, porque evita doenças”, ensina.

Essa também é a opinião de Erika Miglioli, aluna do 9º ano. “Achei legal, pois além de entender mais sobre uma boa alimentação, também aprendi a diferença entre alguns transtornos alimentares”, opina.




Fonte: http://www.sebcoc.com.br/bh/imprensa/todas-unidades/palestra-conscientiza-alunos-do-ensino-fundamental-sobre-a-importancia-de-uma-alimentacao-saudavel

Mundo Newton convida

O Mundo Newton leva você ao museu que guarda a história de Belo Horizonte, o Museu Histórico Abílio Barreto. Situado no último casarão do antigo Curral Del Rei, sede de uma fazenda tipicamente mineira, em plena Cidade Jardim, o museu foi concebido para permitir um passeio pela BH do passado de modo lúdico e educativo, dinâmico, dando à história uma abordagem moderna, crítica, responsável, mas sobretudo agradável ao visitante. Com um acervo de objetos, móveis, utensílios, fotografias, documentos e muito mais, o Abílio Barreto nos leva ao passado, ensinando da melhor maneira possível a história de Belo Horizonte.

A visita mediada pelo educativo do Museu Histórico Abílio Barreto acontecerá no dia 04 de abril, sexta-feira, às 14h, com duração aproximada de 1h30.

A visita será acompanhada pelo professor Homero Nunes, do Mundo Newton, e será realizada em parceria com o Projeto Guernica.

As vagas são limitadas.

Quem tiver interesse em participar deverá realizar inscrição pelo e-mail: homero@newtonpaiva.br

Os participantes inscritos deverão ir diretamente para o Museu:

Av. Prudente de Morais, nº 202 - Cidade Jardim
Dia 04 de abril, às 14hs.

Ônibus com ponto em frente ao Museu:
8101: Santa Cruz / Santa Lúcia
8103: Nova Floresta / Santa Lúcia
9101: Vera Cruz / Alto Santa Lúcia
1170 : Santa Lúcia / Mangabeiras
Circulares: SC01 / SC02B
(Contorno com Prudente)

#mundonewton

quinta-feira, 27 de março de 2014

PENSE EM PEDAGOGIA ...
PENSE EM NEWTON...
FOMOS RECONHECIDOS PELA COMISSÃO DO MEC- EXCELÊNCIA DO CORPO DOCENTE E PROJETO PEDAGÓGICO DE QUALIDADE E DE REFERÊNCIA PARA MINAS GERAIS.

Sugesão de Patricia Aparecida Moreira Prado - Aluna de Pedagogia - março/2014

Curso sobre brinquedoteca gratuito e com certificado.

Para quem tem interesse em fazer o curso sobre brinquedoteca, basta cadastrar no site https://www.learncafe.com/cursos/. Neste site tem muitos cursos na área da educação, uns são pagos e outros gratuitos. Esta empresa é de Belo Horizonte, localizada na rua Timbiras. É reconhecido pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distancia e pelo MEC. Façam uma visita ao site.

Sugestão de Patricia Aparecida Moreira Prado - Aluna de Pedagogia - março/2014

Processo seletivo:

A Escola da Serra está com o processo seletivo aberto para auxiliar pedagógico no período da tarde. Quem tiver o interesse, pode encaminhar o currículo para: psicologia@escoladaserra.com.br.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Reconhecimento do MEC - Pedagogia EaD Newton

Pessoal,
o curso de Pedagogia EaD da Newton acabou de ser reconhecido pelo MEC.
Parabéns!!!
Agradecemos o esforço, dedicação e empenho de todos aqueles que contribuíram para mais esta conquista e parabenizamos a todos. Valeu!

Sugestão de Cristiane Oliveira Bernardo - Aluna de Pedagogia - março/2014


Gostaria de compartilhar com as colegas de curso um evento importante que irá acontecer dia 12/04 no auditório do Instituto São Rafael na Av. Augusto de Lima, 2.109 Barro Preto Belo Horizonte.
Serão 07 palestras sobre a síndrome de Asperger e outros transtornos do Autismo de alto funcionamento, avaliação e tratamento.
Inscrições: (31) 3658-8830
Clínica Humanizadora@gmail.com

Feira de Livros com até 60% de desconto: De 22 a 31 de março


Palavras Mestras - Liderança para a escola inovadora

Prezados educadores,

Teremos o próximo encontro  PALAVRAS MESTRAS no dia 26/03/2014 no horário de 18h30 as 20h30. É muito importante que façam sua inscrição com antecedência.

Respondam a este e-mail para fazer a sua inscrição, colocando seu nome completo, da escola e telefone de contato, eu retornarei  confirmando.

O depósito deverá ser efetuado no BRADESCO – AG. 1244-0, CONTA CORRENTE 0384390-4 nominal ao SINEP.

Sua presença e pontualidade são muito importantes para nós.


Para que possamos melhor organizar-nos e recebê-lo (la), favor confirmar a sua presença pelo e-mail cursos@sinepe-mg.org.br;  que será dado o retorno ou pelo telefone: (31) 3291.5844, com Marina Gavioli.

terça-feira, 18 de março de 2014

Convite Lançamento do livro " Três Cidades - Ronaldo Simões Rosa"

Atenção, alunos dos cursos de Letras e Pedagogia!

O aluno que participar, receberá o total de 4 horas complementares.





segunda-feira, 17 de março de 2014

Palestra Gestão Positiva na Educação- "Como manter sua equipe motiva e engajada"

MUDANÇA DE DATA
Prezados Diretores(as),
Convidamos você, seus colaborares para participarem da Palestra Gestão Positiva na Educação- “Como manter sua equipe motiva e engajada, não percam esta oportunidade, que muito vai contribuir para o crescimento de sua escola, diferenciar, tratar bem e atender bem, superar as expectativas do cliente, escutar e interpretar, comunicar com clareza e segurança.
- Faça a sua inscrição, respondendo a este e-mail para que possamos recebê-los com carinho.

Atenciosamente,


sexta-feira, 14 de março de 2014

Sugestão de Sandra Coelho - Aluna de Pedagogia - março/2014


Trajetórias profissionais de egressos do Curso de História da UFMG”
Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) tem o prazer de convidá-los para a próxima Reunião Ampliada (RA) de discussão da pesquisa:
Trajetórias profissionais de egressos do Curso de História da UFMG”
Pesquisadora:
Marina Alves Amorim
(Pesquisa de Pós-Doutorado financiada pelo CNPQ)
Data: 19 de março de 2014 – quarta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Sala da Congregação – FaE/UFMG
Obs.: Para obter certificado de participação na própria data do evento, enviar um e-mail para osfe@fae.ufmg.br informando seus dados (nome completo, vinculação institucional, e-mail) até o dia 16/03/2014.
Atenciosamente,
Equipe de Coordenação do OSFE
Observatório Sociológico Família Escola
Av. Antônio Carlos, 6627 – Sl. 1562
Belo Horizonte/MG – CEP: 31.270-901
Tel: (31) 3409-6361

Sugestão de Sandra Coelho - Aluna de Pedagogia - março/2014


Como criar jogos de alvo com os alunos da pré-escola
Para criar seus próprios jogos de alvo, as crianças precisam saber planejar, escolher os materiais utilizados e discutir as normas da partida
Jogos são essenciais na Educação Infantil por desenvolverem a autonomia e a sociabilidade dos pequenos. A atividade faz com que eles se relacionem uns com os outros e aprendam a esperar a vez e cumprir regras. E tão importante quanto jogar é o professor propor a criação dessas brincadeiras pela garotada, o que inclui trabalhar nas regras, nas peças, no suporte e no acabamento, escolhendo como revestir ou pintar. Com isso, você ajuda a turma a desenvolver várias habilidades, como tomar decisões e exercitar a imaginação, com a vantagem de aprimorar a coordenação motora e a capacidade de transformar objetos. "As crianças conseguem inventar materiais desafiadores, apropriados à sua inteligência. Como gostam de ficar mentalmente ativas, elas não continuam jogos que se tornam muito fáceis ou não funcionam", escreve a pesquisadora norte-americana Constance Kamii no livro Jogos em Grupo na Educação Infantil. 

Além de divertidas, essas situações são proveitosas quando feitas com a intencionalidade do educador. Por isso, tenha claro: qual é o seu objetivo? O que as crianças vão aprender? Quais encaminhamentos devem ser feitos? É necessário preparar materiais?
 

Para as crianças aprenderem a elaborar jogos, inicialmente precisam ter contato com eles. Uma opção interessante são os jogos de alvo, como boliche, bilhar, bola de gude e argola. Eles favorecem a estruturação do espaço, já que exigem conseguir acertar a mira ajustando a força à distância. Se a opção for outros jogos em grupo, como os de esconder, de corrida, de perseguição, de descoberta, de cartas ou de tabuleiro, apresente outras referências. Sabendo das diferentes possibilidades, os pequenos prestam atenção em como funcionam, o que é mais desafiador ou mais agrada, e utilizam essas ideias no momento da construção de seus novos jogos.

Sugestão de Sandra Coelho - Aluna de Pedagogia - março/2014


Em busca de qualificação
Professores de creche e de pré-escola voltam a estudar em cursos de nível médio ou superior, elevando a qualidade da Educação Infantil
Uma nova mentalidade vem ganhando força entre os professores de Educação Infantil: um número cada vez maior deles investe na própria formação. Parte dessa tendência se deve às recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, que estabeleceu um prazo de dez anos para que apenas professores habilitados em nível superior sejam admitidos para lecionar na Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries do Fundamental. É assegurado aos professores formados ou cursando Magistério em nível médio em 2007 o direito de continuar a dar aula nessas mesmas séries. 

O avanço se traduz em números. Em 2004, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), já era de 32% a parcela de educadores de creche e pré-escola com diploma universitário - enquanto os que não têm sequer curso de magistério são só 9%.
 

A evolução é notável, levando-se em conta que foi somente depois da LDB que a Educação Infantil passou a ser considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seguindo nessa direção, o que o futuro reserva aos professores da área? Uma valorização profissional jamais vista. "A lei atendeu a uma demanda da categoria", comemora Gisela Wajskop, diretora do Instituto Singularidades, em São Paulo. A capacitação está se ampliando e, para quem ingressa agora no mercado, a Educação Infantil começa a surgir como uma opção de carreira, com salários mais atraentes.
 
Novidades nas creches 

Se o trabalho em creche já foi subemprego para "mocinhas que têm jeito com crianças", hoje existem estudantes como Daiane Bispo Alves, 20 anos, que querem se dedicar totalmente ao trabalho. Ela faz o curso normal superior no Instituto Singularidades e já planeja estudar psicologia. "Antigamente, acreditava-se que cuidar de crianças era fácil... Hoje, sabemos que o berçário exige um olhar ainda mais apurado."
 

Os educadores das creches ainda são os mais carentes de informações e de capacitação, fruto de uma diferença histórica: "A atuação profissional na pré-escola é regulamentada desde 1975, oferecendo a possibilidade de habilitação formal", explica Beatriz Ferraz, coordenadora da Escola de Educadores, em São Paulo. Mas, só com a promulgação da LDB, passou-se a requerer formação específica para os colegas de creche.
 
Soluções em serviço 

Para acabar com esse atraso, surgiram várias iniciativas emergenciais de formação em serviço. Uma das mais abrangentes é o Programa de Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), desenvolvido pelo MEC. Um piloto foi implantado em julho de 2005 em Sergipe e agora está aberto a outros estados. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Piauí e Rondônia já aderiram. O Proinfantil dura dois anos e inclui as disciplinas do Ensino Médio regular e as específicas do magistério em Educação Infantil.
 

No município de São Paulo, foi realizado, entre 2002 e 2004, o programa ADI Magistério com o propósito de dar formação de nível médio e especialização às auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs). Após o curso, as ADIs ingressaram na carreira docente com a denominação de professoras de desenvolvimento infantil (PDIs) e tiveram aumento de até 50% nos salários.
 
Experiência valorizada 

"Comecei a trabalhar na creche como voluntária, porque tinha filhos pequenos lá. Nunca imaginei que fosse ficar na área", diz Sueli Cândida da Silva, ex-auxiliar e atual professora do Centro de Educação Infantil Santa Teresa, em São Paulo. Hoje, ela reúne sua experiência de 18 anos como profissional leiga - possuía apenas o Ensino Fundamental - com os conhecimentos adquiridos no programa de formação.
 

"Se antes alguém sugerisse dar pintura para os bebês, certamente eu responderia: 'Imagina, eles vão enfiar o pincel na boca!' ", brinca Solange Gonzalez Cordeiro dos Santos, que trabalha com Sueli. Antes de cursar o programa ADI Magistério, ela não possuía habilitação específica; contava apenas com o curso de nível médio. Apesar dos 16 anos de experiência, ela reconhece que tinha "uma visão limitada" de seu espaço de atuação em sala de aula.
 

Olhar a criança sob uma nova perspectiva é uma possibilidade mesmo para quem tem muita experiência. Depois de três décadas de trabalho em Educação Infantil - com formação apenas em magistério -, a professora Noeme Lino de Oliveira está completando o curso normal superior na Fundação Helena Antipoff, em Minas Gerais. Em vez de gozar sua aposentadoria, preferiu manter-se na ativa, lecionando no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte, para melhorar a qualidade de sua prática. Noeme está desenvolvendo com sua turma o projeto Vivendo Melhor, no qual trata de nutrição e bons hábitos de higiene. "O lanche e a escovação de dentes não são mais cuidados mecânicos, mas fazem parte do aprendizado." 
ACESSO DISPONÍVEL EM:13-03-14

quinta-feira, 13 de março de 2014

Encontro com coordenação do Curso de Pedagogia



Aconteceu no dia 22 de fevereiro o encontro com os alunos do curso de Pedagogia com a coordenadora do curso. Dentre vários assuntos discutidos, os mais importantes foram:
- apresentação do curso de Pedagogia e a nova estrutura curricular;
- apresentação do Laboratório do Curso;
- explicação das normas dos estágios;
- esclarecimentos sobre a nova plataforma moodle;
- debate sobre os acontecimentos do curso;
- avaliação.

Seguem fotos.

Beijos,

Lili

Sugestão de Karina Ibys - Aluna de Pedagogia - março/2014

Olá colegas, ao assistir o jornal Bom Dia Brasil, hoje pela manhã e com esta semana de estudos intensivos ;pude observar esta reportagem abaixo e ficar no mínimo chateada . Se possível assistam!!!!!

SP: crianças sofrem com falta de estrutura em conselhos tutelares última edição |5 de março de 2014
Dois meninos esperaram cinco horas para conseguir atendimento. Além do telefone que não funciona, não há berço, camas ou cozinha.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/
EM NOSSOS ESTUDOS NA DISCIPLINA DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, VIMOS QUE OS PRINCIPAIS ARTIGOS QUE APRESENTAM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO SUJEITO DE DIREITO E PRIORIDADE, COMO OS ARTIGOS 227 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ECA...
VAMOS REFLETIR ?!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Sugestão de Paula Tavares Serpa - Aluna de Pedagogia - março/2014


O Museu de Artes e Ofícios tem uma programação toda especial para educadores e seus alunos. Especialmente voltado para os professores, o museu oferece "Ações Educativas" como o Momento do Educador, Passe Livre do Educador, Ampliando Horizontes (que são Palestras), Concursos, entre outros projetos que valorizam o educador. Vale a pena conferir!

Segue o convite para a próxima palestra do Projeto Ampliando Horizontes.



sexta-feira, 7 de março de 2014

Seleção de Alunos para o PRONATEC- 2014/1 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA


INSCRIÇÕES
De 17/03 a 21/03/2014

LOCAL DAS INSCRIÇÕES
Site do PRONATEC: www.pronatec.mec.gov.br
QUEM PODE SE CANDIDATAR A UMA DAS VAGAS DO PRONATEC
Jovens que já concluíram o Ensino Médio, em instituições públicas ou privadas.
PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
25/03/2014 – Via Site do PRONATEC
MATRÍCULAS- 1ª CHAMADA
26/03 A 28/03/2014 – Na escola indicada para o candidato

MATRÍCULAS- 2ª CHAMADA
02/04 a 04/04/2014-
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; Carteira de Identidade; Título Eleitoral; comprovante de regularidade com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino); comprovante de residência; duas fotos 3x4 recentes; Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
PREVISÃO PARA INÍCIO DAS AULAS
14/04/2014
CURSOS TÉCNICOS QUE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA IRÁ OFERECER
Campus Silva Lobo Tarde (Av. Silva Lobo, 1730- Nova Granada- Fone 3516-2745): Alimentação Escolar, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Estética, Farmácia, Nutrição e Dietética, Saúde Bucal.
Campus Silva Lobo Noite (Av. Silva Lobo, 1730- Nova Granada- Fone 3516-2745): Estética, Farmácia, Nutrição e Dietética, Saúde Bucal.
Campus Carlos Luz Manhã (Av. Carlos Luz, 800- Caiçara- Fone 3516-2745): Alimentação Escolar, Cuidados de Idosos, Logística.
CUSTO DOS CURSOS
Os cursos são gratuitos para os alunos.
DURAÇÃO DOS CURSOS
Três semestres.

Queridos alunos egressos e do curso!


É com prazer que iniciamos as nossas atividades de CEPED-laboratório do curso de Pedagogia da Newton Paiva.
No ano de 2013 tivemos várias atividades com os alunos egressos do curso, com os alunos do primeiro ao sétimo períodos . Foram muitas palestras, oficinas, minicursos e para este ano planejamos muito mais. 
Fiquem atentos ao nosso blog! Ele nos indicará o a,inho a seguir em relação as nossas práticas.
Fiquem atentos.
Um abraço
Eliane Monken-coordenadora do curso 
Juliana de Deus-Aluna egressa do curso
Cássia Alessandra de Oliveira-aluna do curso de Pedagogia